São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
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Profissional ajuda cliente a economizar com mobília

DA REPORTAGEM LOCAL

O trabalho de um decorador ou arquiteto de interiores pode significar economia para o cliente. É uma opinião obviamente defendida por profissionais e também compartilhada por clientes.
"Acho que gastei bem menos do que gastaria se fizesse tudo por conta própria", diz a advogada Débora Gelman, 26, que contratou a dupla formada por Leonardo Manceñido e Edmundo Reinhold para decorar a sala de seu apartamento (leia texto ao lado).
Para o arquiteto Gil Carvalho, há hoje "uma maior consciência de que o auxílio profissional vai gerar um economia a longo prazo".
O raciocínio é simples: um bom trabalho é feito somente uma vez. "O decorador tem mais experiência para saber, por exemplo, que a cor escolhida pelo cliente vai cansá-lo rapidamente", diz Carvalho.
Emília Garcia resume bem a questão. "O bom profissional se adapta ao bolso do cliente", diz a decoradora que compara o seu trabalho ao de um médico, que diagnostica o problema e recomenda os remédios certos.
"Isso significa não deixar o cliente gastar dinheiro com bobagens", diz Emília, que cobra R$ 40 por m2 do ambiente decorado.
João Armentano acha que o decorador não deve nunca determinar quais os móveis ou objetos que o cliente deve comprar, mas apenas orientá-lo.
"Todo mundo entende um pouco de decoração. Então, a casa deve ter a cara do dono, não a do decorador", afirma.

Onde encontrar - ABD: tel. (011) 814-2273; Leonardo Manceñido: (011) 885-7541; Gil Carvalho; (011) 257-9922; João Armentano: (011) 3061-3516; Rosa May Sampaio: (011) 3061-2810; Casa da Imagem: 5584-9042.

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