São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA rompem jejum e vencem nos 100 m

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O norte-americano Maurice Greene derrubou os favoritos e se converteu no terceiro homem mais rápido da história ao vencer a final dos 100 m rasos do Mundial de atletismo, em Atenas (Grécia).
Grene, 23, correu a distância em 9s86, batendo Donovan Bailey (CAN), recordista mundial e campeão olímpico, que anotou 9s91.
O terceiro posto foi ocupado pelo também norte-americano Tim Montgomery, com 9s94. Em quarto ficou o namíbio Frankie Fredericks (9s95). O trinitário Ato Boldon, foi o quinto colocado (10s02).
O feito de Greene, o "Canhão de Kansas City", como é apelidado, em referência a seu Estado natal, só é superado por Bailey -cujo recorde mundial é de 9s84- e por seu compatriota Leroy Burrell.
Pela primeira vez, depois de seis anos, um velocista dos EUA consegue ser o mais rápido nos 100 m.
O último fora Carl Lewis, vitorioso no Mundial de Tóquio-91.
"Desde que comecei a treinar acreditei que poderia ser o homem mais rápido do mundo. Achei que o recorde mundial poderia cair hoje. Agora meu objetivo é quebrá-lo", disse Greene.
Na prova feminina, a norte-americana Marion Jones venceu os 100 m rasos com o tempo de 10s83, apenas dois centésimos à frente da ucraniana Zhanna Pintussevich.
Pintussevich chegou a erguer os braços comemorando a vitória.
"Não estava segura de que havia ganhado", disse Jones, após ver seu nome assinalado no placar.
Sobressalto
O astro norte-americano Michael Johnson, campeão olímpico dos 400 m e 200 m, só conseguiu se classificar para as semifinais dos 400 m na repescagem.
Johnson terminou em quarto lugar em sua bateria. Depois de abrir vantagem sobre o senegalês Ibrahima Wade, diminuiu o ritmo e foi superado na linha de chegada.
Sua marca, 45s39, lhe garantiu uma vaga entre os quatro qualificados na repescagem.
A russa Svetlana Masterkova, campeã olímpica dos 1.500 m e 800 m, foi eliminada nas semifinais dos 1.500 m. Com dores no tornozelo, ela chegou, caminhando, na última colocação de sua série.

LEIA ao lado os resultados do fim-de-semana do Mundial

Texto Anterior: Macedo dá empate ao Santos na Inglaterra; Greve na Argentina pode ter definição hoje; Mirassol e Barbarense ascendem para a A-2; Multa por Ronaldinho e seleção irritam Inter; Sporting exige árbitros severos contra Cruzeiro
Próximo Texto: Brasileiro faz final no salto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.