São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sintonia

CIDA SANTOS

Parece que chegou a hora: o vôlei brasileiro começa a se organizar e a mostrar a sua voz.
O primeiro passo foi a reunião entre as comissões técnicas dos times masculinos e o técnico da seleção, Radamés Lattari, na quinta-feira. Só o encontro já foi histórico. O desafio agora é colocar as idéias em prática.
A maior novidade é a disposição dos clubes de se organizar. Fala-se até na criação de associações de técnicos, de jogadores... Iniciativas saudáveis para o esporte brasileiro, que carrega toda uma tradição de um poder ainda muito centralizado nas mãos dos dirigentes das federações e das confederações.
Ao que tudo indica, seleção e clubes também começam a acertar o passo. A idéia é criar um intercâmbio, que permita conciliar e padronizar os trabalhos. Os técnicos dos clubes teriam acesso aos cronogramas e métodos de treinos da seleção e vice-versa. Uma das vantagens é que o jogador poderia ficar menos tempo na seleção, já que treinaria no próprio clube.
A tendência também é começar a priorizar competições, para desgastar menos os atletas.
Parece que este deverá ser o último ano em que o Brasil fica treinando tanto tempo para um Sul-Americano. As prioridades deverão ser Olimpíada, Mundial e Superliga Nacional.
A idéia de seguir o molde italiano e fazer a Superliga com partidas só nos finais de semana é boa. O Campeonato Paulista e os outros torneios seriam jogados no meio da semana.
A forma de disputa da Superliga também está em debate: deverão ser implantados o líbero e os sets com tempo determinado. Ou seja, se até 25 minutos nenhum time fizer 15 pontos, decide-se no tie-break.
Também está em pauta a criação de uma liga disputada por times juvenis. O objetivo seria incentivar os clubes a investir nas categorias de base.
Idéias não faltam, mas elas ainda têm de passar pelo crivo da Confederação de Vôlei.

Texto Anterior: Ataque irregular aflige seleção às vésperas da Copa América
Próximo Texto: Ranking; Mundial; Levantadoras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.