São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Camisinha polemiza 1; Camisinha polemiza 2; Camisinha polemiza 3; Desliguei a TV; Mudei de rádio; Revolta de fã; Trekker contra imprensa; União de heavies

Está esperando o quê?! Escolha o assunto e bote a boca no trombone. Esta é a tribuna de debates do leitor. Aproveite!

Camisinha polemiza 1
"Sempre leio o Folhateen e ainda não escrevi elogiando por falta de oportunidade. Porém, ao ler o artigo do Gustavo Ioschpe sobre camisinha (7/7), fiquei decepcionada. Onde já se viu falar que queimaremos os preservativos em praça pública? Se a cura da Aids for descoberta, o mundo será mais feliz, mas nem por isso poderemos deixar a 'borrachuda' -como diria nossa amiga Rosely Sayão- de lado.
Ela ainda é a forma anticoncepcional mais acessível; sem esquecer que previne inúmeras outras DSTs. Está certo que a 'empolgação' pode ser interrompida enquanto o preservativo é colocado e tal, mas nem por isso deixa de ser uma forma de amor. Afinal, 'quem ama, cuida'." Paula Rodrigues (Rio Claro, SP)

Camisinha polemiza 2
"Alguns aspectos do artigo 'O amor nos tempos do látex', de Gustavo Ioschpe (7/7), nos chamaram a atenção. O desabafo que percorre todo o texto e a descrição que o autor faz do uso da camisinha, com certeza, expressam os sentimentos de boa parcela da população, particularmente dos adolescentes. Somos totalmente a favor da liberdade de expressão, mas consideramos que a publicação desse artigo num caderno dirigido a adolescentes, que tem realizado excelentes reportagens em defesa das atitudes preventivas, merece ser discutida. Artigos como o citado podem repercutir como uma desculpa para os que se recusam a praticar sexo seguro. Não se pode esquecer que, além da Aids, há muitas outras doenças que também são transmitidas pela via sexual (sífilis, gonorréia, condiloma acuminado etc.) e não há melhor proteção que a camisinha." Vera Simonetti, Silvani Arruda e Sylvia Cavasin, diretoras da ECOS - Estudos e Comunicação em Sexualidade e Reprodução Humana (São Paulo, SP)

Camisinha polemiza 3
"Fiquei indignada com o artigo do Gustavo Ioschpe sobre a camisinha. Falta imaginação se ele não consegue de forma criativa fazer a pausa para colocar a camisinha. Não creio que depois da descoberta da cura da Aids queimaremos as camisinhas em praça pública e nem faremos uma suruba de 144 horas ininterruptas. Espero que depois da descoberta da cura, já nos encontremos mais evoluídos e responsáveis. Não sei se a visão do Gustavo é uma visão otimista. No meu ponto de vista, é irresponsável."
Carolina Parzewski, 20 (São Carlos, SP)

Desliguei a TV
"Gostaria de registrar minha indignação com a televisão. Como pode a população brasileira querer sair deste 'buraco' que é o nosso país assistindo a programas tão ruins? Existe um em que uma pessoa fica rindo o tempo inteiro, tirando sarro da platéia e fazendo com que os outros se passem por ridículos e estúpidos em suas brincadeiras.
Outro exemplo são programas infantis que tratam as crianças como bonecos. Há ainda a propaganda. Um exemplo é o brinquedo que parece uma luva de boxe. As crianças enchem de ar a luva e a usam para bater nos amigos. Se isso não é incentivo à violência, não sei o que seria.
Quando são duas horas da madrugada, mudo de canal e o que vejo? Uma mulher ajoelhada no chão e um homem parado ao seu lado, dizendo: 'Saia demônio, saia do corpo dessa mulher'. E a mulher dizia: 'Não, ela é minha, a alma dela é minha'. E assim prosseguia, com o homem pedindo doações em moeda para o Senhor tirar o demônio da mulher. Até que desisti e desliguei a televisão. E vou deixá-la assim até colocarem uma programação decente."
Gustavo de Araújo Campos, 15 (via e-mail)

Mudei de rádio
"Eu estou 'quase' legal, pois ao ler a reportagem sobre as rádios de São Paulo (28/7) pensei muito e decidi fazer um protesto contra a rádio Transamérica. Não tenho 'quase' nada contra a rádio. Pelo contrário, é legal, mas ficaria melhor se tirassem a 'tal'de dance music.
Mas a reclamação não é essa. O problema é que a rádio corta as músicas pela metade, o que eu acho uma falta de respeito com o ouvinte. E isso fez com que eu optasse por outras rádios, como a Mix FM e a 89 FM, que são bem mais organizadas e não cometem esse tipo de erro."
Marina Mayumi Bartalini, 15 (São Paulo, SP)

Revolta de fã
"Agradecemos a promoção do Angra! Achamos muito legal divulgar o trabalho de uma banda tão especial para quem curte música de verdade! Por falar nisso, o que está havendo com o heavy no Brasil? Todos os eventos importantes estão desaparecendo (Philips Monsters e Hollywood Rock). Se há mais gente revoltada com essa injustiça, por favor, manifeste-se. Só assim poderemos provar que o heavy está mais vivo do que nunca!"
Simone, Renata e Claudia (Jaú, SP)

Trekker contra imprensa
"Minha principal característica é ser trekker, fã da série 'Jornada nas Estrelas' ('Star Trek'). Não que eu vista os uniformes da série (orelhinhas pontudas ou qualquer outro tipo de fantasia) ou porque prefira ficar em casa assistindo a um episódio ou filme do que sair com amigos.
Sou trekker porque gosto de ver os episódios e filmes quando tenho um tempo sobrando. E também porque os episódios são muito bons.
Infelizmente, existem alguns indivíduos que se fantasiam da cabeça aos pés para ir às convenções. E, infelizmente, esse é o único tipo de trekker que interessa à imprensa.
Só os fantasiados são entrevistados e filmados ou fotografados. E isso, ainda por cima, é colocado em rede nacional em um dos programas de maior audiência (uma diretíssima ao 'Fantástico!').
Já chega termos de aturar péssimas reportagens da imprensa sobre o assunto, que coloca repórteres mal-informados falando abobrinhas.
Coloco aqui o meu protesto contra a ignorância do povo brasileiro e estou aberto a discussões." Fernando Mafra (Belo Horizonte, MG)

União de heavies
"Oi, galera Folhateen! Eu peço, imploro, por favor, respondam-me a essas duas perguntas sobre o Pearl Jam: 1) Qual o nome do CD que contém uma gravação histórica, com Eddie Veder nos vocais e os ex-baixista e ex-baterista do Nirvana? Ouvi falar que saiu numa coletânea, qual o nome dela?; 2) É verdade que nos singles 'Hail, Hail' e 'Off the Goes' existem músicas inéditas?
Desde já agradeço ao Folhateen e pediria aos fanáticos por Pearl Jam, Nirvana, Roe.M. e fãs do rock de Seattle que me escrevessem. Vamos nos unir e acabar com 'garrafinhas e bochechas' que existem por aí para atormentar nossos ouvidos! Viva o rock n' roll!"
Lukin Dantas (r. Desembargador Samuel Francisco Mourão, 47, CEP 08130-140, São Paulo, SP)

resposta Lukin, resposta à questão 1: trata-se de um CD pirata italiano, chamado "Kurt's Prom Ballroom' e muito difícil de ser encontrado. Resposta à pergunta número 2: é verdade, sim. Aliás, todos os CDs singles americanos têm faixas extras que não se encontram nos álbuns.

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome completo, idade, endereço e telefone

Próximo Texto: Nem sempre o desejável é o legal ou possível de se realizar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.