São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE recusa convite para cerimônia de posse

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Após um conturbado período de negociações, a União Européia recusou o convite iraniano para que os embaixadores de seus países-membros retornassem ao país para assistir à posse de Mohammad Khatami.
Os embaixadores europeus haviam deixado o Irã em solidariedade à decisão de um tribunal alemão, que acusou o país de subvencionar terrorismo na Europa.
Imediatamente após a decisão, o governo iraniano retaliou, fechando suas embaixadas nos países da União Européia.
Desde as eleições, Teerã vem tentando uma reaproximação com a UE. Cometeu um deslize diplomático, porém, ao insistir que o embaixador alemão Horst Beschmann fosse o último a chegar ao país, dez dias após os demais.
No sábado, o governo iraniano admitiu que "cometera um erro" ao tentar ditar os termos da volta dos diplomatas europeus e propôs redução na defasagem da chegada do diplomata alemão para apenas um dia. A UE então propôs que Beschmann fosse o último a descer do avião. Teerã não aceitou.
Em decisão conjunta, os europeus mantiveram sua recusa ao convite. "A União Européia não enviará seus embaixadores caso o embaixador alemão seja o último a chegar", disse uma fonte diplomática.
"Trata-se de autoproteção, pois o mesmo poderia acontecer com qualquer um de nós no futuro."
As negociações entre o Irã e a UE foram conduzidas em Luxemburgo, atual sede da presidência itinerante da comunidade. Segundo diplomatas, a chancelaria iraniana teria preferido lidar com cada Estado europeu separadamente.
Mesmo que o impasse das embaixadas se resolva, ainda há obstáculos à reaproximação européia com o governo de Teerã.
Apesar de verem com bons olhos a postura moderada de Khatami, os países-membros da UE sabem que seria suicídio político para o novo presidente anular a oferta de recompensa pela morte do escritor refugiado Salman Rushdie.

Texto Anterior: Presidente eleito pede cooperação no Irã
Próximo Texto: Malásia restringe operações de bancos para evitar especulação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.