São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moorea é a ilha da moçada e dos taitianos

VAGUINALDO MARINHEIRO
DO ENVIADO ESPECIAL À POLINÉSIA FRANCESA

Moorea, a ilha mais próxima do Taiti (fica só a 17 quilômetros), é a terra da moçada e dos habitantes de Papeete. É uma mistura de rock e música local.
É nessa ilha que você encontra mais grupos de jovens e menos famílias em viagem. Se Bora Bora é a ilha da lua-de-mel, Moorea é o estágio anterior. Há muita gente fazendo caça a parceiros.
Devido à proximidade com Papeete, a ilha é também uma espécie de balneário para os nativos. E isso é uma vantagem para o turista.
É em Moorea que você consegue ter mais contato com os polinésios que não trabalham em hotéis.
Sempre exibindo dentes alvos e cabelos longos e pretos, as mulheres usam muitas flores e estampas. Se as brasileiras são muito diferentes da Carmem Miranda dos filmes, as polinésias parecem saídas das telas de cinema. Em bailes à noite ou mesmo de dia, ostentam tiaras de flores nas cabeças.
Algumas são gordas, nenhuma é anoréxica, e muitas respeitam uma divisão de peso e altura que deixa feliz os endocrinologistas.
Os homens, de pareôs e muito tatuados, estão também sempre rindo. Na maioria das vezes, riem dos turistas que ainda acreditam que existem canibais nas ilhas.
Conhecer Moorea não é difícil. Como de praxe na Polinésia, uma estrada asfaltada circunda toda a ilha. Reconhecer as vilas é muito fácil. Como eles dizem, todas têm templo protestante e loja chinesa.
Mais há mais o que ver. Se estiver enjoado de tanto mar azul, pode se surpreender com baías de águas verdes. Se estiver cansado de água salgada, pode ir até a cachoeira.
Se, depois de tudo isso, você ainda estiver à procura de uma das vistas mais lindas do mundo, pare no panorama de Toatea, uma espécie de mirante que fica na estrada entre o porto e o aeroporto. De lá você vê a praia de Temae, também chamada de praia pública.
O quadro funde mata verde e os vários tons de azul da água. De quebra, barcos com velas brancas frisam os contrastes. (VM)

Texto Anterior: Bora Bora é o oásis de amor no Pacífico Sul
Próximo Texto: Clima favorece aluguel de carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.