São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade expõe linhas de trem e de artistas

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Incluída no Festival de Zurique, mas prosseguindo para além dele, a mostra "Nascimento do 'Cool'" apresenta obras de artistas contemporâneos norte-americanos, de Georgia O'Keeffe e Jackson Pollock até Sue Williams, Philip Taaffe e Christopher Wool.
Ela fica em cartaz até 7 de setembro na Kunsthaus -1 Heimplatz, tel. (00-41-1) 251-6765-, onde a coleção permanente inclui obras de impressionistas franceses, Munch, Klee, os Giacomettis, Chagall e Kokoschka. Há ainda uma sala com 18 obras de Picasso.
O museu abre das 10h às 21h, de terça a quinta, e até as 17h, de sexta a domingo. Os ingressos custam o equivalente a US$ 9,60, estudantes pagam US$ 4,80.
Trem
A principal estação ferroviária (Hauptbahnhof), que recebe 500 trens e 100 mil viajantes por dia, será o palco para a celebração dos 150 anos da Rede Ferroviária Federal Suíça, de 8 a 10 de agosto.
Os entusiastas dos trens podem acompanhar filmes e exposições de material ferroviário antigo, tudo de graça.
A Hauptbahnhof, da qual a resplandecente Bahnhofstrasse se alonga até as margens do lago, cerca de uma milha ao sul, é ela mesma um monumento à era dos trens. Com seu terminal de 126 anos, que lembra uma catedral e permanece inalterado, ela brilha, apesar das reformas em curso.
Eventos permanentes
Para os amantes de teatro, a cidade realiza o Theaterspektakel, festival que prioriza o teatro de vanguarda e congrega grupos de diversos países.
Esse festival acontece todos os anos no final de agosto.
No começo de setembro, a festa Knabenchiesen toma conta das ruas de Zurique. Na mesma época, acontecem um festival de folclore e uma grande feira.
Se você estiver planejando visitar Zurique em abril, não perca o Sechselãuten, desfile de caráter medieval que termina com a queima do Bõõgg, uma espécie de espantalho de palha que representa os rigores do inverno.
Essa festa típica acontece nos dias 23 e 24.

Texto Anterior: Vá para a Suíça
Próximo Texto: Igrejas brilham na área central
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.