São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culinária do balneário é desafio a dietas

ROBERTO DE OLIVEIRA
DO ENVIADO ESPECIAL A PUNTA DEL ESTE

Parada obrigatória de visitantes ilustres de todo o mundo, os restaurantes da chefe Ana Maria Bozzo de Moya são indispensáveis no roteiro gastronômico de quem visita Punta del Este.
Presidente da corporação hoteleira e gastronômica da cidade, Ana Maria mantém dois restaurantes de cozinha francesa.
Um deles é o aconchegante La Posta del Cangrejo, que fica no hotel de mesmo nome, na barra del Maldonado. Antigo povoado de pescadores, a barra atualmente é um dos pontos mais badalados do balneário uruguaio.
Reúne boa comida e boates. A maioria desses ambientes, porém, só funciona durante o verão, na chamada alta temporada.
O cardápio do La Posta del Cangrejo traz as sugestões da chefe, uma discípula de Paul Bocuse. Ana Maria trabalhou muito tempo em restaurantes da França.
Entre as entradas, está a sopa de mexilhões e açafrão. Nos pratos quentes, os saborosos peixes perfumados com ervas e legumes da região ou recheado com camarões.
Há ainda o frango com trufas ou a lasanha verde, com presunto e cogumelos, para os fãs de massas.
O sorvete de frutas da estação é uma boa pedida de sobremesa. Para os amantes do vinho, não há como evitar o uruguaio.
"Os produtores melhoraram muito o cultivo e trouxeram tecnologia da Itália para o processamento", avisa Ana Maria, uma apaixonada confessa pela bebida produzida em seu país.
As mudas das uvas sofreram alterações genéticas. Clonadas, as plantações aumentaram a produção e garantiram qualidade ao vinho uruguaio, ensina a chefe.
Entre os melhores estão o Castel Pujol e, principalmente, o H. Stagnari, favoritos da clientela de Ana Maria, formada basicamente por norte-americanos e europeus.
"Não podemos ser cópia da Europa. Cada país do Mercosul tem sua história e suas tradições culturais", afirma Ana Maria. Segundo ela, aumenta a cada dia o consumo de vinho uruguaio entre turistas argentinos e brasileiros.
O outro restaurante de Ana Maria é o Doña Flor, em San Rafael. Ele não funciona durante o inverno. O Doña Flor era um dos pontos favoritos do poeta Vinícius de Moraes, segundo Ana Maria.
Além desses dois, ela também possui um restaurante em Montevidéu. Já cozinhou para comitivas de Jacques Chirac, FHC e George Bush, entre outras.
"Art de vivre"
O hotel, na verdade um "art de vivre", como diz Ana Maria, é um conjunto de construções brancas sobre o mar, nas quais há 28 apartamentos decorados pela proprietária com muita elegância. Ela procurou conjugar segurança e tranquilidade na decoração.
São 7 suítes, 16 apartamentos, com vista para o mar, e 5, com vista para um jardim.
Os músicos Paul Simon, Ringo Starr e Júlio Iglesias já estiveram por lá. O ator Omar Sharif também provou e aprovou a culinária de Ana Maria.
O hotel La Posta del Cangrejo funciona ainda como espaço para reuniões e eventos empresariais dentro de programas voltados para o Mercosul.
Possui salões especiais e equipamentos para projeção e telecomunicação. (ROBERTO DE OLIVEIRA)

Onde fica - La Posta del Cangrejo, barra del Maldonado. Doña Flor, plaza Paris, San Rafael.

Texto Anterior: Iniciativa privada entra no jogo
Próximo Texto: Operadora especializada em cassinos quer derrubar mitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.