São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Clima prejudica cultivo no país

DO ENVIADO ESPECIAL

O principal problema que o agricultor irá enfrentar para produzir ervas exóticas no Brasil é a proliferação de pragas e doenças.
"Isso por causa do nosso clima, que é quente e úmido", afirma o pesquisador Pedro Melillo de Magalhães, 40, do setor de produtos naturais da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Portanto, essas ervas precisam ser aclimatadas e protegidas. Uma forma prática e simples, diz, é o cultivo consorciado, ou seja, junto com outras plantas.
As áreas de plantio não devem ser grandes. Ele recomenda entre 300 m2 e 1 mil m2 por espécie.
"Também não se deve plantar mais de três tipos de ervas."
Outro inconveniente, afirma Magalhães, é que não há ainda como medir o rendimento que o produtor terá com as ervas.
Com relação às ervas nacionais, Magalhães diz que há poucas pesquisas sobre o tema. "Elas estão em um estágio selvagem."
Para torná-las cultiváveis, é necessário selecioná-las, pesquisar seu espaçamento, as épocas de cultivo e as formas de propagação.
Por outro lado, diz o pesquisador, as ervas nacionais são mais resistentes a pragas e a doenças.

Onde saber mais - Setor de produtos naturais, tel. (019) 884-7500.

Próximo Texto: Novos financiamentos; Recursos disponíveis; Juros; Mudanças no Pronaf; Crédito rotativo; Cafezais ameaçados; Safra recorde; Produção de mudas; Festa cancelada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.