São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo de café deve crescer 2%

DA REPORTAGEM LOCAL

O consumo mundial de café deverá crescer 2% ao ano, mesmo com a previsão de queda este ano devido aos preços elevados.
A conclusão consta de um estudo feito pelos pesquisadores Luiz Moricochi, Nelson Batista Martin e Celso Luís Vegro, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), de São Paulo.
A pesquisa aponta como causas desse aumento a ampliação do consumo nos países emergentes, a criação de novos produtos, além do crescimento do consumo entre os jovens, com a proliferação do café expresso.
No Brasil, o consumo atingiu 11,1 milhões de sacas em 1996. Bem acima, por exemplo, dos 8,5 milhões de sacas vendidos em 91.
Segundo a pesquisa, na Indonésia o consumo foi de 1,8 milhão de sacas em 96, também superior ao 1,25 milhão de sacas em 91.
Os preços internacionais do café, de acordo com a pesquisa, devem continuar atrativos até 98.
Os técnicos também apontam uma tendência de aumento da produção de café nos continentes asiático e africano. Eles defendem uma política agressiva de exportação de café, de maneira a alcançar o patamar médio de produção de mais de 30 milhões de sacas/safra.

Texto Anterior: Importação traz prejuízos aos produtores de leite
Próximo Texto: Holandês alcança a média de R$ 6.700
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.