São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Ataque aos tucanos; Divergência aliada; Choro franciscano; Mais uma lição; Preocupação latina; Guerra de nervos; Agora vai; Brasil em números; Maquiagem federal; Esqueleto no armário; Aliança de conveniência; Lataria amassada; Luta interna; Visita à Folha

Ataque aos tucanos
PMDB e PFL já têm emenda pronta para a lei eleitoral de 98. O presidente e os governadores que concorrerem por coligação não poderiam usar o número do partido. Cada coligação teria um número. Alvo: impedir que FHC use o 45 e beneficie o PSDB.

Divergência aliada
De Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN): "Não é justo o presidente, se for apoiado por outros partidos, usar o número dos tucanos. Se é uma aliança, deve haver igualdade. O PSDB não pode levar tudo para ele".

Choro franciscano
O PPB chiava ontem porque Serjão mandou demitir da companhia telefônica do Mato Grosso do Sul um diretor indicado pelo deputado Flávio Derzi.

Mais uma lição
Ex-professor de FHC, o sociólogo Alain Touraine escolheu tema que parece saído dos anos 50 para abordar em conferência que ocorrerá em São Paulo no começo de setembro. A palestra do francês será "Renascimento da Idéia de Desenvolvimento".

Preocupação latina
Do escritor mexicano Carlos Fuentes, que está em visita ao Brasil: "Quanto mais de pobreza aguentará a democracia na América Latina?".

Guerra de nervos
Os parlamentares que chegarem de avião hoje a Brasília vão encontrar outra recepção hostil montada por servidores públicos, que ainda esperam evitar a quebra da estabilidade para adequação dos gastos à Lei Camata.

Agora vai
Entidades de estudantes de 140 países reunidas em Cuba resolveram recriar a União Internacional dos Estudantes. A brasileira UNE foi representada por Ricardo Gomyde (PC do B-PR).

Brasil em números
Kandir anuncia hoje os nomes da Comissão Consultiva para o Censo 2000. Ajudarão a planejar o levantamento Ricardo Paes de Barros (Ipea), Elza Berquó (Cebrap), Wilton Bussab (FGV-SP) e Elisa Barros (UFRJ).

Maquiagem federal
De José Afonso da Silva, secretário da Segurança Pública de São Paulo: "É uma bobagem falar em extinção das Casas Militares dos Estados. Vão extinguir a do Planalto também? As propostas do governo federal são inúteis se não se mudar o sistema".

Esqueleto no armário
Aliados de FHC acham que ele comete um erro ao propor solução paliativa para a crise das PMs, avaliando que o movimento refluirá naturalmente. Temem que os protestos, em aliança com a CUT e a esquerda, voltem no meio da eleição de 98.

Aliança de conveniência
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pedro Wilson (PT-GO) julga " retrocesso" a proposta para cercear as atividades das associações policiais. Vai engrossar o coro da PM no Congresso.

Lataria amassada
De um membro da equipe econômica, sobre a exigência de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) em ser compensado pela desoneração das exportações: "Ele fez o seguro total do carro, só amassou o pára-choque, mas quer receber indenização total".

Luta interna
Iris Rezende (Justiça) não queria a presença de José Gregori (Direitos Humanos) na reunião de hoje com FHC. Mas, segundo o Planalto, o subordinado do ministro participaria do encontro, junto com o general Alberto Cardoso (Casa Militar).

Visita à Folha
João Pedro Stedile, coordenador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
Estava acompanhado de Moacir Vilela, do setor de Produção da Concrab (Confederação Nacional das Cooperativas Rurais Agrícolas do Brasil).

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do tucano Emerson Kapaz, secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo, sobre o governador Antônio Britto (PMDB-RS) dizer que continuará a fazer guerra fiscal e que "toda a tristeza do Kapaz é uma alegria nossa":
- As empresas gaúchas deveriam estar tristes pelo aumento de ICMS para pagar os incentivos. Ele deveria estar triste com a despesa do funcionalismo, que é agravada pelos incentivos. Em São Paulo, temos R$ 21 bi de investimento sem guerra fiscal.

Próximo Texto: Esposas insatisfeitas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.