São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transporte cresce 10% ao mês em SP

Número de usuários de lotação dobrou

FÁBIA PRATES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Pesquisa feita pela Associação Nacional de Transportes Públicos indica que o transporte coletivo clandestino em São Paulo cresce 10% ao mês.
Segundo o presidente da entidade, Rogerio Belda, questionário aplicado em usuários mostrou que, em novembro do ano passado, 4% dos moradores da cidade eram usuários habituais do transporte de lotação. Em abril deste ano, o número subiu para 8%. De acordo com Belda, a proliferação do transporte clandestino pode estrangular o sistema regulamentar de transporte, que no último ano já teria perdido 16% da demanda.
Além da perda de usuários, outra consequência do crescimento do transporte clandestino, segundo ele, é o aumento das tarifas do sistema regular de transporte, já que os preços são calculados mediante relação de custo e demanda.
Outras cidades, como Rio de Janeiro e capitais do Nordeste, também estariam enfrentando o mesmo problema. A associação quer que o poder público resolva a questão do transporte clandestino de forma que ele não concorra com o sistema regular.
Segundo o presidente da SPTrans (São Paulo Transporte S.A.), Francisco Cristóvão, a empresa já tem planos para organizar o transporte clandestino de forma que ele funcione como serviço complementar. Ainda não está definido como será a regulamentação do serviço. Cristóvão contesta os dados da associação de que o transporte clandestino esteja crescendo 10% ao mês.
Segundo ele, depois de uma primeira regulamentação feita na gestão Luiza Erundina (ex-prefeita de São Paulo) para o transporte de lotação, a procura está diminuindo.
A proliferação dos transportes clandestinos, segundo Belda, será o assunto mais polêmico a ser discutido do 11º Congresso de Transportes Públicos, aberto ontem em Belo Horizonte. Até a próxima sexta-feira, o congresso vai debater soluções para melhorar o sistema de transporte público no país.

Texto Anterior: Frente fria faz com que poluição diminua
Próximo Texto: Chuva abre cratera em rodovia de Santa Catarina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.