São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997 |
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Atlético-PR constrói estádio de R$ 12 mi
FLÁVIO ARANTES
O novo complexo, que terá ainda restaurantes, lojas e a sede administrativa do clube, vai custar R$ 12 milhões. Em março começou a demolição do atual estádio. As obras de fundação estão programadas para começar no próximo dia 25. A previsão é de que a primeira fase do estádio -que será feito em duas etapas- esteja pronta na metade do ano que vem. A segunda deve estar pronta em 99. Na primeira etapa, o estádio, ainda sem nome definido, terá capacidade para 34 mil pessoas. Quando for concluída a segunda fase, o número subirá para 52 mil. O estádio demolido tinha capacidade para 17 mil torcedores. Segundo o arquiteto Ricardo Amaral, autor do projeto em parceria com o o escritório do arquiteto Júlio Neves, de São Paulo, o novo estádio vai preservar uma das principais características do atual, a proximidade da torcida com o campo de futebol. Caldeirão do diabo Essa proximidade fez com que o Joaquim Américo ficasse conhecido como o "caldeirão do diabo", exatamente por permitir um contato mais direto dos jogadores com sua torcida. No novo estádio, a distância do campo para as arquibancadas será de apenas oito metros. "A idéia é preservar essa característica de uma arena, mantendo o espetáculo muito próximo da torcida", disse Amaral. Com isso, o estádio se credencia para abrigar não só jogos, mas também outros espetáculos, como shows musicais. Na avaliação do arquiteto, o estádio tem um estilo "moderno e arrojado". Foi concebido com quatro torres e terá cerca de 20 metros de altura, equivalente a um prédio de seis andares, dividido em dois anéis. Nas torres vão ser instalados oito elevadores. O estádio terá 200 camarotes com capacidade para entre seis e dez pessoas. Os camarotes e 12,5 mil cadeiras cativas vão ser vendidos só depois que o estádio estiver pronto (leia texto ao lado). Toda o setor de arquibancadas será coberto, com revestimento em metal que sairá do anel superior. A estrutura será coberta com telhas em alumínio com tratamento acústico e térmico. Sob as arquibancadas do primeiro anel, o estádio terá estacionamento com capacidade para 750 veículos. Segundo Amaral, o tamanho e concepção do estádio do Atlético-PR seguem padrões semelhantes aos dos estádios mais modernos da Europa, só que adaptados à realidade da engenharia brasileira. Texto Anterior: Em Porto Alegre Próximo Texto: Escândalo mudou plano Índice |
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