São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saltador tenta 1º pódio do país no Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL; COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O saltador Nelson Ferreira tenta conquistar hoje a primeira medalha para país no Mundial de atletismo da Grécia.
Na final, às 13h (horário de Brasília), Ferreira, 24, também poderá superar o trauma de Atlanta-96, quando sofreu um estiramento na coxa direita no primeiro salto e abandonou a disputa.
Na prova, o cubano Ivan Pedroso, atual campeão mundial, desponta como maior favorito.
Seu objetivo é a quebra do recorde mundial, nas mãos do norte-americano Mike Powell (8,95 m) desde o Mundial de Tóquio-91. Pedroso já alcançou os 8,71 m. Em 1995, saltou 8,96 m, mas o recorde não foi homologado devido ao forte vento favorável.
Na fase classificatória, o cubano saltou 8,11 m, mas, ao garantir sua classificação, abriu mão de uma outra tentativa. O brasileiro se qualificou com um salto de 8,00 m.
"O cubano é o favorito. Eu estou entre os demais que podem lutar por uma medalha", diz Ferreira, que neste ano saltou 8,32 m.
Sua melhor marca, 8,36 m, foi alcançada pouco antes dos Jogos de Atlanta-96. Nos Mundiais de Stuttgart (93) e Gotemburgo (95), ele não conseguiu alcançar a final.
Hoje, os 12 finalistas terão direito a três saltos alternados cada.
Finda esta etapa, os oito melhores disputam o pódio, novamente com três saltos.
Nos 800 m rasos, Zequinha Barbosa, 36, passou às quartas-de-final, chegando em quarto lugar em sua série (1min47s53). Wander Moura foi eliminado nos 3.000 m com obstáculos, ao terminar em 12º na semifinal (8min22s35).
Sem susto
Depois de se classificar na repescagem para as semifinais dos 400 m rasos, o norte-americano Michael Johnson, campeão olímpico, voltou a ratificar seu favoritismo.
Ele se classificou para a final com o tempo de 44s37, a melhor marca entre os concorrentes ao título.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Cuba e EUA são adversários mais fortes
Próximo Texto: Treinador de 'musa' é investigado por doping; Hóquei da Lusa vence Mundial interclubes; Alpinista morre após queda nos Alpes suíços; Santos encerra hoje excursão pela Europa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.