São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defensor afirma que salário detonou crise

LUIZA DAMÉ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Principal defensor da Polícia Militar nos moldes atuais, o deputado Abelardo Lupion (PFL-PR), 44, não prestou serviço militar. "Eu estava fazendo curso de piloto privado e fui dispensado", disse.
O deputado vai presidir a comissão especial da segurança pública, que será instalada hoje na Câmara. Para Lupion, a crise das polícias foi motivada pelos baixos salários e pela falta de comando.
"Os governadores são os primeiros a quebrar a hierarquia, quando negociam com os praças, passando por cima dos oficiais", afirmou. "O governador de Minas (Eduardo Azeredo, do PSDB) é um fraco. Ele deveria ter colocado na cadeia quem fez greve", completou.
A greve da PM de Minas Gerais, que resultou em aumento salarial, deu origem a movimentos semelhantes em Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Ceará.
"O problema não é da polícia. Foram os Estados que faliram", disse Lupion, que também é um dos principais líderes da bancada ruralista.
Segundo ele, não é possível colocar na rua policiais que ganham pouco. "Veja se há problemas nas polícias do Distrito Federal ou do Paraná. Nesses Estados, os policiais são bem pagos", disse.
Lupion disse que passou a defender as polícias baseado na eficiência da corporação no Paraná. "Não vou deixar que a minha PM do Paraná seja comparada com aquelas PMs que não honram a farda que vestem", afirmou.
Para o deputado, a eficiência das polícias militares se deve à militarização da corporação. "O que é bom na PM é a militarização, a hierarquia e o comando", disse o deputado.

Texto Anterior: Polícia Militar faz lobby contra mudança
Próximo Texto: 'Sem os deputados, teríamos sucumbido'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.