São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funai tem sede invadida por 50 índios

DA AGÊNCIA FOLHA EM PORTO ALEGRE

Cinquenta índios caingangues invadiram às 8h de ontem a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Passo Fundo (RS) exigindo a criação de um grupo de trabalho para a realização de um estudo antropológico que defina se eles têm ou não direito ao assentamento em 48,7 mil hectares na região de Espumoso.
O administrador da Funai, Glênio Alvarez, garantiu-lhes, à tarde, que haveria a liberação de R$ 25 mil pela Diretoria de Assuntos Fundiários a fim de que o trabalho fosse executado por dois antropólogos, um arqueólogo e um engenheiro. No domingo, um grupo de 200 caingangues, liderados por Abílio Padilha da Silva, já haviam invadido a praça General Firmino, em frente à prefeitura do município de Cruz Alta (RS). Eles permanecem acampados no local.
Se a promessa de Alvarez for confirmada, com a formação do grupo de trabalho, os índios prometeram se retirar da Funai e, também, da praça General Firmino.

Texto Anterior: Produtor rural ocupa tendas do MST
Próximo Texto: Massacre no PA terá julgamento em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.