São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guitarrista criou a fôrma e repete o molde

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

O guitarrista Dick Dale merece um altar à parte para qualquer adepto da surf music.
Provavelmente um altar rústico, como o som que ele consegue tirar de sua guitarra fender stratocaster.
Espécie de pai da surf music instrumental, Dale é dono de uma sonoridade particularíssima, obtida com um equipamento projetado por Leo Fender (o pai da guitarra de que leva seu nome).
É claro que evitar o uso de acordes, a rapidez na mão direita e a maneira como ele dá a palhetada na corda pesada (de espessura mais grossa) também ajudam a obter o som encorpado e vigoroso que constrói bases hipnóticas.
Ele criou a fôrma e, há mais de 30 anos, repete os moldes. É um estilo datado. Qual o problema? Nada mais retrô do que surf music. Não por acaso, Dale voltou à crista da onda pelas mãos de Quentin Tarantino, que enfiou "Misirlou" na trilha de "Pulp Fiction".
A música pode ser reencontrada em "The Best of Dick Dale & His Del-Tones", um ótimo primeiro contato com a surf music para os neófitos. No CD, há uma participação especial do falecido Stevie Ray Vaughan em "Pipeline", um dos clássico da surf music.
Editado no ano passado lá fora, o trabalho recente de Dale, "Calling Up Spirits" mostra que ele não perdeu a manha. Mas há pelo menos um momento constrangedor, quando ele "homenageia" Hendrix em "Third Stone From The Sun". Dale errou de praia...

Discos: The Best of Dick Dale & His Del-Tones e Calling Up Spirits
Artista: Dick Dale
Lançamento: Paradoxx
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Dick Dale traz o tubo das ondas a SP
Próximo Texto: Maniacs apresenta nova vocalista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.