São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997 |
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Desconfiar e checar dados evita golpes Proteja-se fazendo consulta a cadastros DA REPORTAGEM LOCAL Uma empresa oferece um micro Pentium MMX de 200 MHz, com 32 Mbytes de memória, disco de 3 Gbytes, multimídia, modem de 33,6 mil bps e mais uma impressora jato de tinta, tudo por R$ 2.300, metade do preço de mercado. O que você faria com essa oferta?Desconfiaria, seria a resposta sensata. Foi o desconfiômetro que levou fiscais da Fazenda de São Paulo a investigar e fechar o estande da ICI - Infortec Comercial de Informática Ltda., na última Fenasoft, evitando que visitantes saíssem lesados (leia texto abaixo). Empresas inidôneas ou fantasmas têm o mau hábito de aparecer em grandes eventos. Fazem ofertas irrecusáveis para receber uma parcela do pagamento à vista e entregar o equipamento depois. Depois, o comprador espera até cansar, tenta inutilmente encontrar o fornecedor e só então percebe a arapuca em que caiu. Para evitar esse tipo de golpe, algumas precauções podem ser tomadas. Uma delas é verificar se a empresa tem sede no local do evento. Se for de outro Estado, será mais complicado localizá-la. Checar os números de inscrição estadual e CGC (Cadastro Geral de Contribuintes) e se o local indicado como sede realmente existe é a melhor alternativa, embora nem sempre possível. Mais simples é a consulta ao cadastro do Procon-SP, que informa se já houve reclamação contra determinada empresa e qual foi o tipo da queixa. Esse serviço do Procon-SP funciona por telefone -(011) 824-0446-, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Em qualquer situação, exija sempre nota fiscal detalhada. Quem comprou, pagou, não recebeu e a empresa sumiu terá de registrar o fato na delegacia de polícia do local do evento ou na delegacia do consumidor, se houver. Texto Anterior: Primeiro DVD brasileiro mostra série da Rede Globo Próximo Texto: Saiba onde reclamar Índice |
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