São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC substitui envolvido com precatórios

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central anunciou ontem a exoneração de Jairo da Cruz Ferreira, investigado pela CPI dos Precatórios, do cargo de chefe do Departamento da Dívida Pública. A saída ocorreu a pedido do funcionário, segundo o BC.
Ferreira foi substituído por outro funcionário do órgão, Pedro Alvim. A medida livra o presidente indicado do BC, Gustavo Franco, de um constrangimento em sua sabatina hoje na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
É consenso entre os senadores que o BC foi omisso na fiscalização das emissões de títulos por Estados e municípios. Ferreira era o responsável pelos pareceres sobre as emissões de títulos para para pagar precatórios. Ele fez 20 ligações telefônicas para Pedro Neiva, assessor de Wagner Ramos (ex-coordenador da Dívida Pública da Prefeitura de São Paulo), e recebeu sete ligações de Ramos.
Divisão na CCJ
Na primeira reunião em que discutiu qual relatório sobre irregularidades na emissão de títulos públicos deve prevalecer, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado rachou em dois blocos.
A CCJ tem que decidir qual relatório é válido: o do relator Roberto Requião (PMDB-PR) ou o texto alterado por "votos em separado" que retiraram acusações contra políticos e instituições financeiras.
O líder do PMDB no Senado, Jader Barbalho (PA), apresentou uma proposta para ampliar a discussão sobre a validade das votações que produziram dois relatórios, mas foi derrotado.

Texto Anterior: Nicéa Pitta não comparece a depoimento
Próximo Texto: BC não processa responsáveis por fraudes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.