São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997 |
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CONSTRUTIVISMO PÓS-PIAGETIANO Teoria A Argentina Emilia Ferreiro, aluna de Jean Piaget, expandiu as idéias de seu mestre para o campo da escrita e da leitura. Concluiu que a criança descobre as regras da língua escrita (ler da esquerda para a direita, entender que as letras reproduzem a fala) antes mesmo de ir à escola. Grande parte das crianças se alfabetiza sozinha, desde que imersa num ambiente alfabetizante. Ferreiro e Ana Teberosky descobriram que toda criança passa pelas mesma fases ao aprender a ler e escrever e que essas fases determinaram o tipo de erro que cometem. Essas descobertas vêm revolucionando as formas mais tradicionais de alfabetização, baseadas em cartilhas que apresentam apenas fragmentos da língua escrita. Aplicação Generalizada. A grande maioria das escolas brasileiras, incluindo as da rede pública, recorre hoje à teoria do construtivismo e às idéias dos teóricos pós-piagetianos. Mudam os materiais didáticos e a organização da aula. Texto Anterior: CONSTRUTIVISMO/ESTRUTURALISMO DE JEAN PIAGET Próximo Texto: ENSINO TRADICIONAL Índice |
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