São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP lidera denúncias de abuso de crianças

DENISE CHRISPIM MARIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Estado de São Paulo lidera a lista de denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes. De fevereiro a junho deste ano foram registrados 155 casos pelo telefone gratuito 0800-99-0500.
Esse total representa 20,8% das 745 denúncias apresentadas em todo o país, conforme levantamento da Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência), uma organização sem fins lucrativos.
O telefone foi adotado como instrumento para denúncias da Campanha de Combate à Exploração do Turismo Sexual, organizada pela Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) a partir de fevereiro.
Na lista, o segundo lugar é do Rio de Janeiro, com 105 denúncias. Em seguida, aparecem os Estados da Bahia (88), Ceará (54) e Pernambuco (50). Não houve registros em Roraima. No Piauí, verificou-se apenas um caso.
Embora o telefone de denúncias tenha sido disponibilizado COM o objetivo de trazer à tona casos de turismo sexual, o resultado das chamadas aponta a preponderância dos casos de abuso doméstico.
Apenas 37 casos (ou 5%) se referem ao turismo sexual. Nenhum deles foi registrado em São Paulo. Todas as denúncias foram encaminhadas pela Embratur ao Ministério da Justiça.
"O turismo em São Paulo é de negócios. Tem alta qualificação e por isso há baixo índice de denúncias de envolvimento de turismo sexual", afirmou Ana Karin Andrade Quental, diretora-adjunta da Embratur e coordenadora nacional da campanha.
Com São Paulo e Rio Janeiro encabeçando a lista, o Sudeste manteve a liderança no mapeamento por região, com 311 denúncias.
O Nordeste contabilizou 253 casos e o Centro-Oeste, 82. No Sul, a Abrapia verificou 74 denúncias e, no Norte, houve o menor volume de registros, de 25.
O levantamento acusou também 60 protestos. Desse total, 17 contrários a cenas de sexo veiculadas na TV. Outros 9 protestos foram apresentados contra o episódio da novela "A Indomada", da Rede Globo, que mostra um leilão da virgindade de uma adolescente.

Texto Anterior: Ladrões são presos depois de bater em 12 carros
Próximo Texto: Amigos ficam 16 h nas mãos de ladrões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.