São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doente renal acusa novela de preconceito

Personagem se casa para receber um rim

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Associação Paulista de Renais Crônicos (Aprec) está insatisfeita com a imagem que o personagem Sergio Murilo da novela "A Indomada" (rede Globo) vem transmitindo sobre os pacientes. O personagem é um renal crônico e faz tratamento de hemodiálise. Ele se casou com uma prostituta, Dinorah, em troca de um de seus rins. Transplantado, Sergio Murilo foge com o rim de Dinorah.
"O comportamento desse personagem é uma vigarice. Nada na novela está certo. Nunca se mostrou como é feita a hemodiálise, um procedimento que faz com que o paciente fique ligado a uma máquina por quatro horas, três vezes por semana", diz o economista José Augusto Passolongo, 34, diretor da Aprec.
Segundo ele, a associação já enviou cartas à emissora pedindo para que a novela tentasse se aproximar da realidade.
O autor de "A Indomada", Agnaldo Silva, afirma que a novela não tem o papel de fazer campanha para os renais, nem presta serviço público de arrecadação de órgãos. "Os crônicos estão insatisfeitos agora, mas devem mudar de opinião assim que a novela continuar", disse ele.
Silva afirma que Dinorah vai ter diálogos em que afirma não ter se arrependido da doação do órgão.
"Ela dirá que mesmo com a safadeza do Sergio, sabe como é importante uma pessoa receber um órgão de que necessite."
O autor diz ainda que os renais vão ficar mais satisfeitos quando Sergio Murilo voltar e oferecer o órgão de volta a Dinorah como prova de seu arrependimento.
"Acho que eles podiam esperar a novela ir até o final antes de reclamar. Novela é um capítulo por dia e tem personagens maus para que o roteiro possa existir. Peço um pouco de paciência aos renais."

Texto Anterior: Prazo é temerário, diz coordenador
Próximo Texto: Cegos pedem fim de taxas para importar equipamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.