São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banzer assume governo da Bolívia e promete justiça social

Ex-ditador volta ao poder pela via democrática

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O general Hugo Banzer Suárez foi empossado ontem presidente da Bolívia, iniciando mandato previsto para terminar em 2002.
Banzer, 71, que venceu as eleições de 1º de junho último (com 20,88% dos votos), governara o país entre 1971 e 1978 durante um regime ditatorial.
Em seu discurso após juramento no cargo, Banzer defendeu um desenvolvimento econômico que alcance todas as classes sociais. "A estabilidade não será atingida com injustiças sociais", disse.
Anteontem, o general havia sido confirmado no cargo pelo Parlamento boliviano. A Constituição da Bolívia prevê que, caso nenhum dos candidatos à Presidência obtenha a maioria absoluta dos votos, caberá aos deputados escolher entre os dois concorrentes mais votados.
Banzer, da Ação Democrática Nacionalista (conservadora), se aliou após 1º de junho a outros três partidos, derrotando o candidato Juan Carlos Durán, do partido do impopular ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, a quem o general substituiu.
A cerimônia de posse, realizada ontem no prédio do Congresso, em La Paz, contou com a presença dos presidentes Carlos Menem (Argentina), Ernesto Samper (Colômbia), Fabián Alarcón (Equador), Juan Carlos Wasmosy (Paraguai), Alberto Fujimori (Peru) e Julio María Sanguinetti (Uruguai).
O vice-presidente do Brasil, Marco Maciel, também esteve presente à cerimônia.
Nas imediações do Congresso, milhares de simpatizantes de Banzer se reuniram para comemorar a sua posse e criticar os membros do governo de Sánchez de Lozada.

Texto Anterior: Príncipe contradiz premiê após reunião
Próximo Texto: EUA conseguem cúpula sobre a paz na Bósnia; Policial anti-máfia renuncia na Itália; Cresce pressão dos EUA sobre o Irã; Sinn Fein e governo mantêm 1º encontro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.