São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP aumenta vagas em 4 cursos da ECA

DA REPORTAGEM LOCAL

A USP (Universidade de São Paulo) vai aumentar o número de vagas de alguns de seus cursos mais concorridos no vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
No ano que vem, jornalismo, publicidade e propaganda, turismo e artes cênicas terão cinco vagas a mais cada.
Todos esses cursos têm procura de mais de 50 candidatos por vaga oferecida. No caso do curso de publicidade e propaganda, o número de concorrentes sobe para 80 candidatos por vaga.
Nos primeiros três cursos, as vagas a mais irão para o período noturno.
As turmas de jornalismo e publicidade e propaganda aumentam, assim, de 20 para 25 alunos.
A classe de artes cênicas vai passar dos atuais 25 estudantes para 30 alunos.
A USP também abre neste vestibular um curso de graduação em economia agroindustrial, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba. Terá 20 vagas, em período diurno (manhã e tarde), com duração de dez semestres.
"Os cursos de economia formam profissionais em política econômica. Nós queremos formar economistas para as empresas", diz o professor associado da Esalq Carlos Bacha.
"Nosso economista vai competir com um administrador. Só que ele terá mais condições de agir em uma economia globalizada", acrescenta.
O curso dará a formação básica em economia e terá, nos últimos semestres, ênfase nas áreas de agricultura, meio ambiente, agroindústria e desenvolvimento regional.
No manual da Fuvest (que não traz isso especificado), a carreira é 431 e, o curso, 95.
Portanto, ao todo, a USP aumenta em 40 o número de vagas oferecidas na graduação -o que põe 6.920 vagas em disputa no concurso da Fuvest-98.
Como há mais vagas criadas no diurno do que no noturno, a USP agrava ainda mais sua posição em relação à determinação de lei estadual, segundo a qual a universidade pública deve oferecer um terço (33,33%) das vagas no noturno.
Atualmente são 28,5% e, com as modificações, passam para 28,4%.
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que faz seleção pelo vestibular da Fuvest, também aumenta o número de vagas no curso de tecnologia oftálmica. Elas passam para 30.
A Academia de Polícia Militar do Barro Branco, outra instituição que seleciona seus candidatos pela Fuvest, abre neste ano 40 vagas para mulheres, além das 160 já oferecidas para homens.
O manual da Fuvest estará à venda por R$ 5 a partir do próximo dia 12 nas agências da Nossa Caixa Nosso Banco e do Banco do Brasil, segundo a fundação.
A inscrição para o concurso vestibular custa R$ 50 e deverá ser feita até 26 de setembro, nas escolas indicadas no manual.
A primeira fase do vestibular continuará sendo realizada em dois domingos próximos, no final do ano.

Texto Anterior: Palestra reduz contágio de Aids
Próximo Texto: Vice de Pitta vai deixar a Secretaria da Educação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.