São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeronautas lançam campanha para impedir arma durante vôo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas iniciou ontem uma campanha contra o porte de armas a bordo de aeronaves civis. Nos últimos três meses, foram registrados pelo menos dois incidentes entre as companhias e policiais federais.
Segundo o sindicato, em Manaus, há duas semanas, um gerente da Varig recebeu voz de prisão ao tentar impedir o embarque de um policial federal que portava três armas.
Há três meses, em Porto Velho, um vôo teve de ser cancelado porque o comandante, ao impedir a entrada de federais armados, foi detido pelos policiais.
Em maio deste ano, o presidente Fernando Henrique Cardoso editou o decreto 2.222, que proíbe o porte de armas em aeronaves civis.
"É medida de segurança. Se um tiro acidental atinge a fuselagem do avião, pode ocorrer um problema semelhante ao que aconteceu no vôo da TAM", declarou o presidente do sindicato, Luiz Fernando Collares.
Um acidente num vôo da TAM provocou a morte de um passageiro, ejetado do banco do avião, no mês passado. O problema pode ter sido causado por uma explosão.
A campanha intitulada "Armas a Bordo - desarme essa idéia" foi lançada no aeroporto Santos Dumont, no Rio. Será estendida também aos aeroportos de São Paulo e Brasília.
Até 25 de agosto, os passageiros estarão recebendo folhetos explicativos e adesivos. Eles ainda serão chamados a aderir a um abaixo-assinado, a ser encaminhado aos ministérios da Justiça e Aeronáutica.
O objetivo é pressionar os integrantes da comissão que vai determinar as exceções à restrição prevista no decreto.
Os aeronautas defendem que mesmo policiais em serviço de escolta entreguem as armas para serem guardadas pelos comandantes, durante os vôos civis.

Texto Anterior: Gaúchos vão instaurar a CPI do Detran
Próximo Texto: Engenheiro diz que polícia forjou crime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.