São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tião, o antiprefeito

FERNANDO GABEIRA
COLUNISTA DA FOLHA

No início, Tião era um macaco como os outros. Mas dava tantos espetáculos para os visitantes que sua fama começou a crescer.
Tião detestava políticos. Toda a vez que os prefeitos iam inaugurar alguma coisa no zôo, Tião jogava terra neles e fazia alguns gestos que os seres humanos consideram indecentes.
Um político que Tião sempre combateu foi o atual governador do Rio, Marcello Alencar. Tião jogava muita terra nele e recusou todos os gestos de simpatia.
Como Tião jogava terra nos prefeitos diante da TV, sua fama cresceu mais ainda. Sempre que os candidatos eram muito fracos numa disputa eleitoral, o nome de Tião aparecia como uma saída.
Ele nunca se candidatou oficialmente a nada. Mas seu nome foi pensado para o cargo de prefeito e ele andou tendo uns votinhos rebeldes. Como prefeito, Tião não poderia jogar terra nele mesmo, durante uma solenidade.
Mas quem garante que ele não faria isso? Tião era um macaco muito doido. Dificilmente, os macacos de hoje, arrumadinhos e bem comportados, vão conseguir substituí-lo. A não ser que passem por um treinamento especial e tornem-se livres e irreverentes como Tião.

Texto Anterior: Macaco Tião quase foi prefeito do Rio
Próximo Texto: Menina amarela de medo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.