São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda externa já foi de 70%

DA SUCURSAL DO RIO

A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) chegou a exportar até 70% da sua produção em alguns meses dos anos de 91 e 92, segundo o atual superintendente-geral de vendas, Roberto Pinho Silva.
Na média daqueles anos, de acordo com Silva, a siderúrgica, que foi privatizada em abril de 93, vendia cerca de metade da sua produção para o mercado externo.
A Usiminas, primeira siderúrgica a ser privatizada -em outubro de 91-, também chegou a exportar 50% da sua produção, segundo o gerente de marketing da empresa, Sérgio Leite de Andrade. O índice foi alcançado em 90.
Em 96, a CSN exportou 1,2 milhão de toneladas de aço, 29,4% da produção total de 4,1 milhões de toneladas. Este ano a empresa exportará 895 mil toneladas, 19,8% de uma produção prevista de 4,5 milhões de toneladas.
Pinho afirmou que a CSN está empenhada hoje em fortalecer seus mercados tradicionais, como Estados Unidos, Japão e América Latina. A queda nas vendas, segundo ele, ocorreu basicamente no mercado spot (mercado livre).
Sérgio de Andrade, da Usiminas, disse que a faixa ideal para ser destinada às exportações está entre 15% e 20% da produção total da usina. No ano passado, a Usiminas exportou cerca de 25% da sua produção.

Texto Anterior: Venda interna cresce 19,9%
Próximo Texto: Preços subiram 8% em julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.