São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montadoras de carros abrem 1.800 vagas

SIMONE CAVALCANTI
DA REPORTAGEM LOCAL

"Car business is a big business"(mercado automotivo é um grande negócio). Com essa frase, as montadoras que estão se instalando ou expandindo no país mostram que há uma expectativa de gerar muito mais que 12,5 mil empregos diretos até o ano 2000.
"Para cada emprego aberto em uma montadora, outros 47 são gerados em toda a cadeia da indústria automobilística -desde a mineração até a entrega do produto ao consumidor", explica Osmani Teixeira de Abreu, 55, diretor de relações trabalhistas da Fiat.
Mercedes-Benz, Mitsubishi e Volvo vão contratar, no total, 1.800 funcionários para trabalhar nas fábricas que estão sendo instaladas em Juiz de Fora (MG), Catalão (GO) e Curitiba (PR), respectivamente, e devem ser inauguradas a partir de outubro deste ano.
Projeções da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revelam que, com essa movimentação das montadoras em todo o país, a expectativa de crescimento de empregos fica em torno de 10%, nos diretos, e de 30%, nos indiretos.
Só na indústria de autopeças são geradas três vagas para cada vaga aberta na montadora. Isso porque, na fase de montagem da carroceria de um carro, são usadas 9.500 peças diferentes. Só no motor de Gol 1000, por exemplo, são utilizados 900 componentes, sendo que apenas 200 são fabricados pela VW.
O mapa das oportunidades que a Folha traz hoje mostra ainda que o fluxo das montadoras para o interior dos Estados representará um acréscimo de 200% nos empregos ligados à prestação de serviços.
"Cada montadora vai atrair cinco ou seis indústrias fornecedoras para a região", diz Sandra Gouveia Moreira, 35, gerente da Manager Consultoria em RH, que faz seleção de profissionais para o setor.

LEIA MAIS sobre vagas na indústria automobilística na pág. 8-3

Texto Anterior: Senai forma profissionais em todo o país
Próximo Texto: O mapa das oportunidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.