São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente cria comitê de 'vigias'

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das principais providências determinadas pela comissão que investigou o acidente na ponte dos Remédios é a criação de uma comissão de vigilância, encarregada de acompanhar toda obra de construção de pontes e outras estruturas.
A comissão teria a incumbência de "identificar e diagnosticar anomalias", acompanhar os reparos e verificar os projetos e execução das obras. O custo do trabalho dessa comissão, segundo o Crea, seria incluído no preço das obras.
O conselho determina que a comissão deve ser formada por representantes do próprio Crea, universidades, empresas de pesquisa tecnológica e projetos, consultores e associações de profissionais. A coordenação caberia ao representante do conselho.
Os representantes seriam renovados a cada dois anos e o critério de seleção seria "capacitação técnica".
Âmbito nacional
A abrangência desse acompanhamento limita-se ao Estado de São Paulo, mas o Crea-SP pretende estendê-la a todo o país. Para isso, pretende interceder junto ao Confea (Conselho Nacional de Engenharia e Arquitetura) para que os outros Creas também criem mecanismos semelhantes.
Para garantir essa obrigatoriedade, o conselho sugere que seja criada e implantada uma legislação federal "que estabeleça a obrigatoriedade de vistoria anual por profissional legalmente habilitado".

Texto Anterior: Estado e prefeitura 'derrubaram' ponte
Próximo Texto: Governos estadual e municipal não se responsabilizaram
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.