São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo vai a Minas Gerais

MARCELO BARTOLOMEI
DA FOLHA CAMPINAS

Um grupo de 30 estudiosos da vida e da obra do poeta suíço Blaise Cendrars começa esta semana a visitar as cidades históricas de Minas Gerais percorridas pelo escritor nos anos 20.
Anteontem, eles se reuniram com mais de 50 pessoas na Fazenda Morro Azul, em Limeira, também visitada por Cendrars, para encerrar um colóquio realizado na semana passada em São Paulo. Cendrars se hospedou na fazenda em 1924, quando visitou o Brasil a convite do cafeicultor Paulo Prado e do escritor Oswald de Andrade.
O administrador da fazenda, o advogado Carlos Celso Orcesi da Costa, 46, recebeu o grupo literário com uma feijoada.
"É uma honra ter as pessoas que conhecem a obra de Cendrars no mesmo local que inspirou um dos principais trechos de um dos seus livros publicados em francês", disse Costa.
Segundo a professora titular de literatura francesa da USP, Maria Teresa de Freitas, as cidades históricas inspiraram Cendrars, que incluiu o Brasil na maioria dos seus textos.
Segundo ela, existem três volumes de contos, escritos entre 1937 e 1940, que têm paisagens brasileiras citadas.

Texto Anterior: Recital de poesia inaugura a programação
Próximo Texto: Guru do design faz workshop em Campinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.