São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
'Estrada' desloca lógica
MARILENE FELINTO
Em seguida, parece que não é bem isso (ou pode ser, tanto faz), porque o enredo muda completamente, o casal se transforma em outros personagens, de uma trama diversa da primeira. Esse rompimento radical da narrativa, essa falta de lógica (ou a colocação da lógica em outro lugar, na música, na luz, nos ruídos) fizeram desse filme de David Lynch o mais festejado do ano por críticos e intelectuais da área e da psicologia. Misturando suspense com horror e absurdo, a história de Fred (Bill Pullman) e Renee (Patricia Arquette) começa com uma misteriosa série de fitas de vídeo que alguém deposita na porta deles. O conteúdo das fitas é sempre a casa filmada por dentro, enquanto eles dormem. Cada fita se aproxima mais da cama do casal; até que uma delas mostra Fred matando Renee. É a prova do crime que não se sabe se aconteceu de fato. Fred é preso e condenado à morte. Entre tantas interpretações possíveis, digamos que o filme é um mergulho nos meandros do inconsciente de um casal em crise. O problema (ou a solução, tanto faz) é que para representar esse mergulho, Lynch deu tratamento inusitado à narrativa linear. Para solucionar as contradições existentes entre sonho e realidade, ou entre psicose e lucidez, o filme se constrói sobre os recursos de som e luz explorados de forma a criar a linguagem própria do vácuo, dos lapsos e da incongruência do inconsciente. Claro que o expectador não precisa "saber" intelectualmente disso, da luz e do som que ajudam a criar a atmosfera do filme "noir". Talvez só precise "saber" sentir. Se não, a coisa vai lhe parecer incompreensivelmente chata. Tudo bem. É compreensível discordar da avaliação exagerada de certa crítica que viu no filme a mais recente obra-prima do cinema. Vídeo: A Estrada Perdida Produção: EUA, 1996 Direção: David Lynch Elenco: Bill Pullman, Patricia Arquette Lançamento: PlayArte (011/575-6996) Texto Anterior: Elvis Presley encarna o bom moço americano em três filmes Próximo Texto: Até as Últimas Consequências Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |