São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Computador falhou em queda de avião

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um erro num programa de computadores pode ter sido a causa da queda de um avião da Korean Air na semana passada.
Agentes federais dos Estados Unidos, país que administra a ilha, que investigam o acidente disseram que o sistema, que pertence a uma base militar americana instalada na ilha, foi modificado recentemente e apresentava um erro.
O erro teria afetado o radar do aeroporto na ilha de Guam, no Pacífico, que não alertou o piloto do Boeing, o qual voava muito baixo.
O avião da Korean Air, que saíra de Seul, caiu, em meio a uma forte tempestade, 5 km antes de atingir o aeroporto de Agaña (a capital de Guam). Dos seus 254 ocupantes, 226 morreram.
O sistema de computador serve para avisar a torre de comando dos aeroportos quando há algum problema com um avião, inclusive quando ele está voando abaixo do nível considerado seguro.
Segundo investigadores da Junta Nacional de Segurança e Transportes, não é possível ainda afirmar que esse problema foi o responsável pelo acidente de quarta-feira. Mas eles disseram que o sistema de radar poderia ter alertado o piloto para que o avião ganhasse altura.
O líder do time de investigadores, George Black, disse essa falha pode ter sido decisiva. "O sistema poderia ter avisado o pessoal de controle em terra, que poderia ter avisado o piloto."
Black também disse que o avião, um 747-300, foi usado até há cinco ou seis anos para transportar o presidente da Coréia do Sul.
Os registros da companhia mostram que não havia nada errado com o avião quando ele decolou da Coréia do Sul em direção a Guam. Os investigadores do governo da ilha continuam recolhendo dados e os registros gravados na cabine de pilotagem.
O vice-presidente da Korean Air, Li Tae-won, disse que espera terminar o resgate dos cadáveres hoje. A recuperação tem sido complicada pela dificuldade de acesso ao local onde estão os restos do avião acidentado.

Próximo Texto: Avião cai em Taiwan e mata 16
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.