São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

Vaticano deve apoiar reforma agrária no país

Papa atenderá pressão brasileira, diz jornal

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Igreja Católica prepara documento em favor da reforma agrária, baseado no "direito à terra", que pode ser divulgado na véspera da visita do papa João Paulo 2º ao Brasil, para o Congresso Mundial sobre a Família, que ocorrerá em outubro no Rio.
Segundo Oreste Santini, especialista em temas ligados ao Vaticano do jornal italiano "L'Unità", o papa pediu a divulgação em outubro de informe da Comissão Pontifícia de Justiça e Paz, dirigida pelo cardeal Roger Etchegaray, que prepara documento sobre o tema.
"Trata-se de uma resposta da igreja ao pedido de movimentos de países da América Latina e África, e em particular do Brasil, que reclamam uma verdadeira reforma agrária", escreveu Santini.
O documento deverá ser motivo de análise do Encontro Latino-Americano de Organizações Camponesas, que ocorrerá em Brasília em novembro, para debater a reforma agrária no continente.
Segundo Santini, o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Lucas Moreira Neves, informou ao papa da existência de pedido de uma audiência do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
João Pedro Stedile, um dos líderes do MST, já afirmou que "uma declaração do papa seria um instrumento de pressão sobre o governo" em favor do movimento.
O documento da igreja sobre o "direito à terra" está baseado em uma espécie de "hipoteca social sobre a propriedade privada". O texto deve ser um desafio a uma reforma agrária "urgente".
O ministro Raul Jungmann (Política Fundiária) entregou ao papa, em encontro no final de julho, um documento detalhado e atualizado sobre a propriedade da terra no Brasil e informou ao cardeal Etchegaray sobre os programas financiados pelo Banco Mundial para uma reforma agrária "descentralizada".
Jungmann reconheceu que existem divergências com a igreja sobre o tema, mas realçou que o governo a considera "principal aliada para a realização da reforma agrária".

Texto Anterior: Em MS, invasão de terra deixa 2 feridos e Incra libera cesta básica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.