São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garganta seca; Saindo da curva; Cancelando dívidas; Mais água; Aposta no Brasil; Questão de preço; Emitindo títulos; Sem atrativo; Pergunta no ar; Sinal bem-vindo; Batendo asas; Faxina incompleta; Acumulando férias

Garganta seca
A inadimplência afetou em cheio as vendas de bebidas no primeiro semestre do ano. As cervejas venderam 1,3% menos na comparação com o período em 96, diz Carlos Eduardo Jardim, da Kaiser, que teve crescimento de 2,7%.

Saindo da curva
"Foi a primeira queda em abril e junho sobre o ano anterior em três anos", diz Jardim, que nota que, em julho, já houve melhora.

Cancelando dívidas
As vendas de Coca-Cola, com mais de 50% do mercado de refrigerantes, caíram 1% no primeiro semestre sobre o período em 96, diz Marco Simões, diretor. "Em julho, a alta foi de 6,7%. As promoções e o fim do pagamento de dívidas por parte das classes C e D estimularam as vendas."

Mais água
Em julho, a Panamco Spal, maior fabricante de Coca-Cola do país, vendeu 3,7 milhões de litros de água mineral Crystal na Grande São Paulo, litoral paulista e região de Campinas -82,6% a mais do que em julho de 96.

Aposta no Brasil
O mercado de ações da América Latina oferece a melhor oportunidade de crescimento na relação preço/lucro do mundo, diz o Morgan Stanley. "O Brasil é um dos nossos mercados favoritos no prazo de um ano, com 22% de crescimento no lucro por ação contra 18% na América Latina."

Questão de preço
O Unibanco desistiu ontem de lançar eurobônus, depois de ter de pagar de 1,75 ponto a 2,05 pontos sobre os títulos dos Tesouros dos EUA em emissão da semana passada. Geralmente paga 1,50%.

Emitindo títulos
O consórcio MRS Logística, liderado pela CSN, lançou US$ 125 milhões em eurobônus e pagou 3,05 pontos sobre os bônus do Tesouro dos EUA e outros US$ 195 milhões pelo qual pagou 4,50 pontos.

Sem atrativo
Para David Gotlib, da Linear, a rentabilidade dos fundos garantidos só supera a dos juros quando a valorização da Bolsa passa dos 50% no ano. Ou seja, para quem não gosta de risco e de volatilidade, é melhor ficar na renda fixa.

Pergunta no ar
"Você conhece algum administrador de fundos que vai colocar o dinheiro dele próprio em um fundo garantido?", indaga Gotlib.

Sinal bem-vindo
O governo vê satisfeito a troca de locomotivas do crescimento econômico: saem bens de consumo duráveis e entram bens de capital e construção civil. "Esse crescimento é sustentável no longo prazo. Trabalhamos para isso", diz José Roberto Mendonça de Barros.

Batendo asas
Crescer a economia com base nos bens de consumo é como o "vôo da galinha", diz Lídia Goldenstein, do BNDES, citando um economista argentino. Ou seja, muito esforço para nada.

Faxina incompleta
Para os analistas de bancos, o BC vai continuar limpando o mercado das instituições que "lavam dinheiro". É um processo.

Acumulando férias
A Pousada do Rio Quente e a Visa Internacional lançam no próximo mês cartão de afinidade que dará direito a estadias grátis no resort. O cartão será administrado pelo Banco Panamericano.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Operários ocupam estaleiro em Angra
Próximo Texto: Neoliberal, pero no mucho...
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.