São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Oasis. Aqui. Agora.

LÚCIO RIBEIRO
EM LONDRES

O primeiro álbum,"Definitely Maybe" (1994), chacoalhou a Inglaterra. O segundo, "(What's the Story) Morning Glory?" (1995), foi a confirmação mundial. Agora, às vésperas do dia 21 de agosto, data do lançamento planetário do novo CD da banda inglesa Oasis, milhares de pessoas de todo o mundo estão desesperadas para saber como é o disco.
A Folha ouviu "Be Here Now". Pode anotar: a vida de quem acompanha o mínimo das coisas do rock'n'roll vai mudar, para o bem ou para o mal.
Invasão das músicas nas rádios, altíssima rotação dos clipes na MTV, manchetes escandalosas em jornais, entrevistas polêmicas, turnês agitadas, Internet congestionada.
Tudo o que já vem acontecendo há um bom tempo, quando o assunto é o grupo dos irmãos Gallagher. Mas numa escala bem maior.
O termômetro para se medir o estrago que o novo disco do Oasis causará no pop já está na parada independente inglesa. Em uma época de ouro da música tecno e de elogiadíssimos lançamentos do rock britânico, a espera por esse "Be Here Now" resgatou os dois discos anteriores da banda para o top 10.
Na parada de singles, dos 30 CDs mais vendidos, seis eram do Oasis.
Segundo previsão da indústria musical inglesa, espera-se que "Be Here Now" venda cerca de 700 mil cópias nos primeiros três dias, somente no Reino Unido, chegando ao nº 1 logo no domingo seguinte ao seu lançamento.
O disco
Para começar, "Be Here Now", o álbum pop mais aguardado dos últimos tempos, é fantástico, é rock, é Oasis (leia abaixo como será o disco, faixa a faixa).
O CD, que se aproxima em peso da concepção do álbum de estréia ("Definitely Maybe"), chega para tornar o Oasis realmente um fenômeno global.
Com a força de suas baladas e a pegada pop de suas canções, "Be Here Now" deve penetrar facilmente nos corações atormentados e ávidos por esperança de jovens de toda parte do planeta. De Sydnei a Nova York. De Moscou a São Paulo.
Oasismania
Os fãs da banda Oasis não perderam por esperar. Às vésperas do lançamento de "Be Here Now", três outros novos álbums (piratas) do grupo invadiram as ruas e os recentes festivais de verão da Inglaterra.
À venda pelo preço de um CD oficial (por volta de R$ 26), são encontrados "Noel's House Party" (gravação do famoso programa da série "Unplugged", da MTV, no ano passado), "Take the Low Road" e "Take the High Road" (piratas ao vivo dos históricos shows da banda em agosto passado em Knebworth e Loch Lomond, que reuniram quase 400 mil pessoas em quatro dias).
Como era idéia da banda transformar tanto o acústico da MTV como os lendários shows em discos oficiais, estima-se que o prejuízo para o grupo, emissora e gravadora ultrapasse os R$ 6 milhões até o lançamento de "Be Here Now".

LEIA entrevista com Liam Gallagher
à pág. 4-7

Próximo Texto: "BE HERE NOW" FAIXA A FAIXA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.