São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
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Criminoso vira 'cliente' em SC

XICO SÁ; LUIS HENRIQUE AMARAL
DOS ENVIADOS ESPECIAIS

A implantação de um "programa de qualidade total" na PM de Santa Catarina, com o objetivo de obter o certificado ISO 9000, trouxe uma consequência curiosa: os criminosos passaram a ser chamados de "clientes preferenciais".
O programa de qualidade tenta passar para o PM a noção de que o cidadão é seu cliente, e dessa maneira deve ser tratado.
"Nós explicamos que 99,9% da população são pessoas honestas, então ensinamos a nossos homens a tratar com esse público", diz o comandante-geral da PM do Estado, coronel Valmir Lemos.
A partir da noção de que todo cidadão é cliente, a PM tenta convencer seus soldados de que o criminoso deve ser tratado dentro do que estabelece a lei. "Ele é uma espécie de cliente preferencial nosso. Apesar de ser marginal, não deixa de ser um cidadão protegido pela lei", diz Lemos.
O novo tratamento não deixa de ser estranho para muitos cabos e soldados, que podem ser levados a mudanças engraçadas no vocabulário do dia-a-dia.
Trocam frases do tipo "o elemento está foragido" por "o cliente preferencial está foragido".
A noção de "cidadão-cliente" começou a ser difundida da PM de Santa Catarina no mês passado. Além de melhorar a imagem da instituição junto à população, seu objetivo é diminuir os casos de violência policial.
O programa de qualidade da PM ainda prevê normas para limpeza, higiene pessoal, manutenção dos equipamentos e disciplina. Os procedimentos internos da corporação estão sendo normatizados.

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