São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997![]() |
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Criminoso vira 'cliente' em SC
XICO SÁ; LUIS HENRIQUE AMARAL
O programa de qualidade tenta passar para o PM a noção de que o cidadão é seu cliente, e dessa maneira deve ser tratado. "Nós explicamos que 99,9% da população são pessoas honestas, então ensinamos a nossos homens a tratar com esse público", diz o comandante-geral da PM do Estado, coronel Valmir Lemos. A partir da noção de que todo cidadão é cliente, a PM tenta convencer seus soldados de que o criminoso deve ser tratado dentro do que estabelece a lei. "Ele é uma espécie de cliente preferencial nosso. Apesar de ser marginal, não deixa de ser um cidadão protegido pela lei", diz Lemos. O novo tratamento não deixa de ser estranho para muitos cabos e soldados, que podem ser levados a mudanças engraçadas no vocabulário do dia-a-dia. Trocam frases do tipo "o elemento está foragido" por "o cliente preferencial está foragido". A noção de "cidadão-cliente" começou a ser difundida da PM de Santa Catarina no mês passado. Além de melhorar a imagem da instituição junto à população, seu objetivo é diminuir os casos de violência policial. O programa de qualidade da PM ainda prevê normas para limpeza, higiene pessoal, manutenção dos equipamentos e disciplina. Os procedimentos internos da corporação estão sendo normatizados. Texto Anterior: PM absorveria sobra do Exército Próximo Texto: Polícias receberão R$ 100 mi Índice |
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