São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento lança poesias de Guimarães Rosa

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A editora Nova Fronteira aproveita a Bienal para lançar quatro volumes de três consagrados escritores brasileiros.
"Magma" é o único livro de poesias escrito pelo autor de "Grande Sertão: Veredas". Vencedor de um concurso realizado pela Academia Brasileira de Letras em 1936, permaneceu inédito por determinação de Rosa.
Só agora, 30 anos depois da morte do escritor, seus herdeiros autorizaram a publicação do volume, que mostra, na forma de poesia, o embrião da prosa que surgiria em "Grande Sertão".
"Serial e Antes" e "Educação pela Pedra e Depois" são os dois volumes que reúnem toda a obra poética de João Cabral de Melo Neto. A editora optou por uma ordenação cronológica dos trabalhos do escritor.
Assim, "Serial e Antes" mostra toda a produção anterior a 1961. "Serial" encerra o volume, que apresenta ainda "Morte e Vida Severina", entre outros.
"Educação Pela Pedra e Depois" reúne todos os trabalhos publicados depois de "Serial".
"Quarup", o romance de Antonio Callado, ganha uma edição especial comemorativa de seus 30 anos de lançamento. A edição especial vinha sendo preparada desde o início de 1996, sob supervisão do autor (morto em janeiro deste ano). Por isso, a nova edição inclui uma reprodução de uma carta de Callado, onde o autor especifica quais revisões gostaria de fazer em seu texto.
Outro grande clássico brasileiro -"Os Sertões", de Euclides da Cunha- ganha uma análise feita por Augusto e Haroldo de Campos, que retomam a parceria em textos críticos. Em um dos textos do volume, "Transertões", Augusto de Campos ressalta as estruturas poéticas de "Os Sertões".
Já em "Transgermanização de Euclides: Uma Abordagem Preliminar", Haroldo de Campos analisa a tradução do romance para o alemão, feita por Berthold Zilly e publicada em 1994.
(CG)

Texto Anterior: Bienal carioca espera 1,1 milhão de pessoas
Próximo Texto: Papel das mulheres tem destaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.