São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stones podem voltar ao Brasil em turnê

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

Os Rolling Stones estão estudando levar sua turnê mundial -que será anunciada segunda-feira em Nova York- para o Brasil, em meados do ano que vem.
As apresentações do grupo, que servirão para lançar seu novo CD, devem se iniciar no final de setembro, nos EUA. Em seguida, o grupo passa pelo México.
Em 1998, a programação ainda não está definida, mas os Stones pretendem tocar na Europa, Ásia e América do Sul. No Brasil, eles fariam shows em São Paulo e no Rio.
Dificuldades na definição da rota foram a justificativa para o grupo adiar a divulgação da turnê. Originalmente, ela aconteceria ontem.
Apesar de uma das questões mais discutidas ter sido as possíveis parceria para levar os shows para Ásia e América do Sul, Keith Richards, guitarrista e integrante "original" dos Stones, insiste em dizer que "dinheiro é o de menos".
"Se fosse por dinheiro, já poderíamos ter nos aposentado há tempos", afirmou. "Tocamos pelo prazer de continuar na ativa. Tocamos para nos rejuvenescer. Ainda hoje nossa banda tem mais energia do que metade do mundo junto."
Na última turnê que fizeram, em 1994, os Rolling Stones faturaram cerca de US$ 120 milhões.
Agora, uma das exigências do grupo é que as apresentações sejam, na medida do possível, em lugares ao ar livre que possam abrigar pelo menos 50 mil pessoas.
Quanto à estréia da turnê, Chicago é a cidade que deve abrigar o primeiro show.
Mistério
O novo álbum, que estará disponível tanto nos EUA quanto no Brasil em setembro, está sendo mantido em segredo pelos Stones.
Segundo assessores do grupo, o objetivo é pegar a platéia de surpresa. O nome do CD e da turnê, que não tinha sido definido até a semana passada, deve acabar mesmo sendo "As Pontes da Babilônia", sugestão de Mick Jagger, o líder e vocalista do grupo.
O disco teria apenas músicas inéditas, mas a turnê será diferente.
"Por mais que consigamos inovar, e temos feito isto constantemente, é impossível fazer uma apresentação sem que o público peça algum sucesso antigo", disse Richards. "Afinal, eles são mesmo nossa marca registrada."
Antes de iniciar os shows, o conjunto irá para o Canadá descansar e preparar os acertos finais.
Na próxima segunda, nova data acertada para anunciar a turnê à imprensa norte-americana, os Stones querem fazer uma grande festa nos arredores da ponte do Brooklyn, uma das principais de Nova York.
O grupo, já com a presença do baixista Daryl Jones, deverá aparecer num restaurante a poucos metros da ponte.

Texto Anterior: Músico polonês morre aos 79 em Varsóvia; Objetos de Dietrich são colocados à venda; MAM promove ciclo sobre Rego Monteiro
Próximo Texto: Punk rock do Offspring é acontecimento teen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.