São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vantagens e desvantagens de ser um inovador

BILL GATES

Pergunta - Quais são as vantagens e desvantagens de ser um empresário inovador? Mary Frank, Canadá (mary.frank(AT) SheridanC.on.ca).
Resposta - Primeiro devemos definir o significado da palavra "entrepreneur" (tradução aproximada: empresário empreendedor, de espírito inovador. Mas também pode ser um pequeno empresário, simplesmente). Essa palavra praticamente perdeu o sentido, tendo ganho conotações muito positivas mas muito pouco conteúdo específico.
Algum representante da empresa XYZ se levanta diante de uma multidão e declara: "Este é um exemplo do espírito empreendedor da empresa XYZ". Ou então, anuncia: "Eis um de nossos grandes empresários empreendedores -Joe! Ele trabalha na XYZ!"
"Ser empresário empreendedor" acabou significando pouco mais do que ter idéias inovadoras e disposição de assumir riscos. São qualidades ótimas, mas o termo acabou tendo conotação tão generalizada e positiva que quase pede a pergunta: "O que seria o contrário de um empresário empreendedor? Alguém que não faz nada? Um inútil?"
Antigamente, o termo era reservado para alguém que fundava sua própria empresa. Esses empresários empreendedores clássicos muitas vezes eram inovadores e assumiam riscos, mas isso não significa que toda pessoa inovadora e que assume riscos seja empresária empreendedora, ou que deva ser.
A condição de empresário empreendedor muitas vezes é glamourizada, mas é bom lembrar que abrir sua própria empresa também encerra desvantagens enormes.
Para começo de conversa, 90% ou mais de todas as empresas fundadas do zero fracassam. Isso não é muito divertido. Outra coisa é que, depois de fundar sua própria empresa, a maioria das pessoas não gosta do trabalho. O glamour acaba, mas o estresse e o trabalho duro continuam.
Quando você abre uma empresa, há uma gama enorme de atividades que é obrigado a desempenhar e problemas que tem de encontrar meios de resolver. Você tem de fazer muitas coisas, em muitas áreas diferentes.
Isso forma um contraste acentuado com a vida profissional no interior de uma empresa, onde uma pessoa de talento pode especializar-se naquilo que ela faz bem. Na verdade, a maioria das pessoas se dá melhor assim do que abrindo sua empresa própria.
Muitas pessoas que, na realidade, não se encaixam no perfil do empresário empreendedor, se lançam nesse caminho devido à sedução da idéia de se tornarem autônomas. Essa é uma das razões pelas quais tantas novas empresas acabam falindo.
Resolvi destacar as desvantagens de ser um empresário empreendedor clássico porque acho que muitas vezes elas acabam sendo esquecidas ou relegadas ao segundo plano.
É claro que também há pontos positivos óbvios quando se abre uma empresa que se sai bem.
Dizem que os empresários empreendedores bem-sucedidos figuram entre as pessoas mais felizes do mundo, e acredito nisso. Mas esses "entrepreneurs" bem-sucedidos são raros.
Pergunta - Se o senhor encontrasse uma lâmpada mágica, a esfregasse e saísse um gênio que se oferecesse a realizar três desejos seus, quais seriam seus desejos? Edo Yudhistira (EDO101(AT)cyberlib.itb. ac.id).
Resposta - O primeiro seria mais tempo. O segundo, que todas as pessoas pudessem ter a mesma sorte e as mesmas oportunidades na vida que eu tive. O terceiro desejo seria que eu pudesse ter mais desejos meus realizados.
Pergunta - Alguma vez o senhor fica entediado? (al076(AT)freenet.toronto. on.ca).
Resposta - Na verdade, não. Não faltam coisas interessantes sobre as quais pensar, ler ou escrever.
Sempre que viajo, eu levo na mala muitas coisas interessantes para ler. Devo me preocupar com a possibilidade de ficar entediado, porque sempre levo mais livros do que consigo ler. Tenho livros que já deram a volta ao mundo mais de uma vez e que ainda nem sequer abri.
Não me importo quando o vôo atrasa, desde que eu não perca algum compromisso marcado no local de destino. O atraso sempre é oportunidade para ler, de ficção a algum assunto relativo aos negócios.
Às vezes tomo parte em reuniões que não acho muito produtivas, mas geralmente tenho condições de me manifestar e encurtar a discussão. Assim, faz muito tempo que não me sinto entediado.
Pergunta - Que tipo de pessoa o atrai? (Red(AT) Technologist.com).
Resposta - Indivíduos que conquistam alguma coisa inspiradora, ou que tenham caráter extraordinário.
O presidente sul-africano, Nelson Mandela, possui ambas essas qualidades e talvez seja a pessoa mais inspiradora que já conheci. Ele passou 27 anos preso por um governo racista, mas saiu da prisão, em 1990, surpreendentemente livre de rancor aparente.
Quando o ouvi falar sobre o caminho que traçou depois de sua libertação, percebi que ele falava de maneira totalmente racional e refletida sobre a importância de deixar o passado para trás. Pensei comigo mesmo: "Epa! Cadê a emoção? Cadê a amargura?"
Mandela falou que seguiu os ditames de sua cabeça, não do coração, porque sabia que seguir os impulsos de seu coração não o faria seguir o caminho do futuro. Que força de caráter!
Sua tática política também foi brilhante. Quando ele procurou o governo branco, depois de sua libertação, escolheu como ponto de partida uma questão que é inequívoca para qualquer ser humano: a injustiça de se aprisionar crianças negras, algumas de apenas 10 anos.
Mandela pediu decência, e foi o que conseguiu. Ele é um homem fantástico.
O jogador de golfe Tiger Woods, que não conheço pessoalmente, também é uma inspiração para mim, por razões muito diferentes.
É impressionante que um jovem possa chegar a definir um novo nível de excelência num esporte que, até então, não era visto como esporte de jovens. É um prazer vê-lo fazendo um sucesso tão espetacular.
O físico Richard Feynman, ganhador do prêmio Nobel, também foi uma inspiração incrível para mim. Ele era um pensador independente e professor de grande talento, que se motivava a compreender coisas novas.
Gostei de tudo que já li dele e sobre ele. Eu o admirava profundamente e esperava poder conhecê-lo, mas ele morreu antes que isso fosse possível, em 1988.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Gates usa Apple para avanço na Internet
Próximo Texto: Mecanismo de busca; Sistema operacional; Encontro de hackers; Negócios na rede ; Música ao vivo; Jogos on line; Mudança de nome; Fujitsu compra Amdahl; Silicon saudável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.