São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga reduz risco de cardíacos, diz estudo

DA REDAÇÃO

Cientistas norte-americanos desenvolveram um medicamento capaz de reduzir o risco de complicações cardíacas e morte em pacientes submetidos a angioplastias coronárias, segundo estudo publicado hoje no "Journal of the American Medical Association".
A angioplastia coronária consiste na restauração de segmentos interrompidos das artérias coronárias por meio da introdução de um cateter -um instrumento tubular que é introduzido no corpo para diversas finalidades médicas. As artérias coronárias são aquelas que irrigam o coração.
A nova droga, denominada abciximab, é um anticorpo anticoagulante, isto é, que impede a coagulação do sangue. Os anticorpos são formados no organismo em resposta à presença de vírus e outros agentes externos.
Eric Topol, da Fundação Clínica de Cleveland, em Ohio, constatou a redução em 19% de riscos de infartos, reabertura de vasos e morte por complicações cardíacas em 2.099 pacientes de alto risco que utilizaram a droga durante um ano, segundo o estudo.
Em três anos de uso por 2.001 pacientes, a redução do risco de complicações cardiovasculares foi de 19%, afirmou Topol.

Texto Anterior: Cafeína pode combater câncer intestinal, afirmam cientistas
Próximo Texto: Ex-guarda-costas acusa Ieltsin de alcoolismo; Morre acusado de crime da 2ª Guerra; Central dos EUA apóia paralisação da UPS; Presidente do Sudão quer cessar-fogo no sul; Radicais sul-africanos queriam causar golpe; Morre o 'bluesman' Luther Allison, nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.