São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teórico do PC ataca esquerda

China Economic Times
de Pequim

DO "CHINA ECONOMIC TIMES"

"As reformas entraram em um período crucial, em que o sucesso ou o fracasso poderão ser determinados de um só golpe", disse em artigo publicado no jornal Li Junru, responsável teórico do Departamento de Propaganda do Partido Comunista da China.
"Se não houver um fato novo em termos de progresso, a regressão pode se tornar uma real possibilidade. Os frutos da reforma podem ser destruídos em um momento. Problemas sérios, impensáveis, podem aparecer", disse Li.
O enfrentamento ideológico entre partidários de acentuar as reformas e os partidários de um reenquadramento, ao menos parcial, ao credo socialista deverá marcar o próximo congresso do PC chinês.
O congresso, em setembro, deverá estabelecer a linha política para o país pelos próximos cinco anos.
No artigo publicado no diário, Li condena o "esquerdismo" como um "conceito ultrapassado de um sistema antigo". Ele propõe que se copiem métodos de países capitalistas "no interesse da produtividade, para aumentar a força geral da nação e melhorar a vida das pessoas".
A abertura econômica da China começou no final dos anos 70, sob a liderança de Deng Xiaoping.

Texto Anterior: Ex-guarda-costas acusa Ieltsin de alcoolismo; Morre acusado de crime da 2ª Guerra; Central dos EUA apóia paralisação da UPS; Presidente do Sudão quer cessar-fogo no sul; Radicais sul-africanos queriam causar golpe; Morre o 'bluesman' Luther Allison, nos EUA
Próximo Texto: Morre acusado de crime da 2ª Guerra; Central dos EUA apóia paralisação da UPS; Presidente do Sudão quer cessar-fogo no sul; Radicais sul-africanos queriam causar golpe; Justiça investiga presidente do Equador; Morre o 'bluesman' Luther Allison, nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.