São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricca é Hamlet em peça de Ulysses Cruz

NELSON DE SÁ

Desde Richard Burbage, o primeiro, o "criador" de Hamlet, o personagem é um sonho de qualquer ator, ou mesmo atriz. Marco Ricca alcança o sonho, que persegue há uma década, amanhã. É um ator pleno, que chega ao papel aos 34 anos, idade apropriada, tendo Hamlet, como indica o texto, cerca de 30.
Ricca cresceu, amadureceu aos poucos para o personagem. Fez televisão, cinema, teatro -um "Dois Perdidos numa Noite Suja" memorável, que tornou Plínio Marcos "nosso contemporâneo" mais uma vez. Como Richard Burbage, ou Sérgio Cardoso, ou João Caetano, para citar dois brasileiros célebres no papel, Marco Ricca também amadureceu na produção do espetáculo, no "motor" do teatro. Mais do que do diretor Ulysses Cruz (que também chega à peça depois de um crescimento em Shakespeare, notável em "Péricles"), é dele, Marco Ricca, o espetáculo.
Não fosse o intérprete, não existiria o "Hamlet" que estréia sábado, no teatro Sérgio Cardoso, para um público de perto de mil pessoas. Um "Hamlet" que o ator quer fazer popular e "nosso contemporâneo", que se comunique como o bardo conseguia, para milhares, quatro séculos atrás.
Mas Hamlet, o personagem, é também uma armadilha, que marcou incontáveis atores. Walmor Chagas, para dar um exemplo brasileiro, ou Daniel Day-Lewis, que no final dos anos 80, em encenação inglesa, simplesmente deixou o palco no meio da apresentação, deixou Londres, e jamais voltou. Como se diz, Hamlet é sobre-humano. Uma aventura e um risco glorioso, para o ator Marco Ricca.
HAMLET - Texto: William Shakespeare. Tradução: Marcos Daud. Direção: Ulysses Cruz. Com: Marco Ricca, Rubens Caribé e outros. Sérgio Cardoso - sala Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, região central, tel. 288-0136). 827 lugares. Qui. a sáb.: 20h. Dom.: 18h. Até 12/10. 150 min. Ingr.: R$ 15 (qui. e sex.) e R$ 20 (sáb. e dom.).

Texto Anterior: Eclético Monteiro vai ao MAM
Próximo Texto: Paulinho da Viola abre "Chorando"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.