São Paulo, sábado, 16 de agosto de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Qualidade é estratégia para atrair leitores Jornais encerram congresso no Rio DA SUCURSAL DO RIO A diretora-geral do Datafolha (instituto de pesquisas da Empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha), Eneida Nogueira, narrou ontem, no encerramento do Congresso Brasileiro de Jornais, no Rio, a experiência do Datadia, pesquisa diária feita entre os assinantes da Folha.O Datadia, que no início, em agosto de 96, alcançava apenas os assinantes da cidade de São Paulo e desde maio foi ampliado para todo o país, deverá incluir, na próxima etapa, leitores não-assinantes. Em maio, o Datadia ganhou o prêmio de melhor contribuição técnica no 4º Congresso Latino-Americano da Esomar, entidade européia que congrega institutos de pesquisa. Pelo Datadia, é possível saber, por exemplo, a opinião do leitor sobre a manchete do jornal e conhecer o assunto que despertou maior interesse. Participaram também do painel sobre como conquistar e manter leitores os diretores de Redação de "O Globo", Merval Pereira, "O Estado de S. Paulo", Aluízio Maranhão, e "O Dia", Ruth de Aquino. Os trabalhos foram coordenados por Marcelo Beraba, editor-executivo do "Jornal do Brasil". O diretor nacional de Recursos Humanos das Indústrias Gessy Lever, Nelson Savioli, disse em sua palestra que os donos de jornais estão encontrando um equilíbrio entre a função social da atividade e a visão empresarial do negócio. Isso, segundo ele, tem resultado num melhor atendimento aos clientes dos jornais, ou seja, leitores e anunciantes. "Os jornais estão entrando na vanguarda da busca da qualidade", afirmou. Para Savioli, que já trabalhou como diretor de Planejamento e RH de "O Globo", o leitor de jornal está cada vez mais exigente, levando os jornais a se aprimorar. "O progresso do entendimento da sociedade brasileira em relação à cidadania está obrigando os jornais a ser mais eficazes." Savioli destacou os programas de qualidade adotados por diversos jornais. O presidente da editora Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto, afirmou que os jornais deverão, cada vez mais, sofisticar as estratégias de suplementos e de marketing. O congresso acabou com a palestra de Michael Phelps, do Instituto Americano de Imprensa. Texto Anterior: Revista aumenta cachê de sem-terra Próximo Texto: Segurança morre em emboscada no PA Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |