São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997 |
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Categoria vê 'hiperinflação' nos custos
FÁBIO SEIXAS
Na atual fase do campeonato, onde se intensificam as negociações para o futuro, os termos empregados na Indy se assemelham aos de uma aula de economia. Se há uma década a categoria se vangloriava dos seus baixos custos como forma de atrair pilotos, hoje o recurso não pode mais ser usado. Em dois anos, o "preço" por carro para uma temporada subiu de US$ 4 milhões para US$ 8 milhões, uma inflação de 100%. O piloto que hoje almeja uma vaga na categoria precisa levantar em patrocínios quatro vezes mais do que era necessário em 1984. Equipes "de aluguel", com orçamentos reduzidos e sem programação de testes, oferecem preços mais baixos, porém com poucas garantias para a temporada. "Quando eu comecei aqui, era diferente. Com muito menos dinheiro, dava para fazer uma temporada competitiva", diz Raul Boesel, da Brahma-Patrick, que disputa a Indy há 12 anos. "Agora, tudo é mais caro. Os carros avançaram muito, e qualquer peça custa uma nota." Hoje, a partir das 16h30, a Indy realiza no circuito misto de Road America sua 14ª etapa, as 200 Milhas de Elkhart Lake. Na temporada passada, Gualter Salles experimentou a dificuldade de arranjar uma vaga na categoria. Destaque da Indy Lights, conseguiu contrato com a Davis, uma equipe de orçamento limitado, o que reduz suas chances de um bom resultado nas pistas. A fatia do orçamento que os pilotos precisam levantar em patrocínios varia de acordo com a equipe. Na Penske, há anos com as cores da Marlboro, seus pilotos não contribuem para o orçamento. Na Tasman, situação é diferente. A equipe tem poucos patrocinadores próprios, e a maior parte do orçamento é 'doada' pelos pilotos. Além do avanço tecnológico dos carros e equipamentos, a própria expansão da categoria contribuiu para o aumento nos custos. Em 84, quando Emerson Fittipaldi estreou na Indy, a temporada tinha 16 etapas, só em circuitos norte-americanos. Em 98, serão 19 corridas, em cinco países: EUA, Canadá, Austrália, Brasil e Japão. NA TV - SBT, ao vivo, às 16h30 Texto Anterior: George Foreman tenta acertar volta ao ringue; Ex-campeão mundial retorna após acidente; Jogador é acusado de ter estuprado nos EUA Próximo Texto: Acordo antitabagista restringe as chances Índice |
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