São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
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Kia lança versão mais luxuosa da Besta

DA REPORTAGEM LOCAL

A van Besta, da coreana Kia, ganha até o final do mês uma versão mais familiar, a topo-de-linha GS, com preço a partir de US$ 31,9 mil.
Em relação às versões ST e EST (US$ 22,9 mil e US$ 29,3 mil, respectivamente), que continuam a ser vendidas no Brasil, a GS foi reestilizada, recebendo linhas mais arredondadas e atuais.
Por dentro, motorista e até 12 passageiros também vão contar com mais conforto.
A nova Besta apresenta maior distância entre os eixos, altura e largura em relação aos antigos modelos, possibilitando, assim, um melhor aproveitamento do espaço interno.
Outra mudança ocorreu no painel de instrumentos. Com novo desenho, o manejo e a visualização dos controles ficaram mais rápidos e fáceis.
Mais equipamentos
A Besta GS recebeu pneus mais largos (com aro 14) e um bagageiro no teto, de série, destinado ao transporte de bicicletas, pranchas de surfe e outros utensílios. Como item de série, a van possui ainda toca-fitas.
A versão topo-de-linha da Besta foi lançada na Coréia do Sul em 96, com o nome de Pregio.
Mas a Kia decidiu manter, no Brasil, a denominação Besta, por entender ser esse um nome já consagrado -e aceito- entre os brasileiros.
Para o motorista, a direção hidráulica e o câmbio de engates macios contribuem para garantir uma boa dirigibilidade. O novo conjunto de suspensões tornou a van mais estável e segura em pisos irregulares e curvas.
Os largos e confortáveis bancos e o duplo ar-condicionado (com controles independentes na parte traseira) garantem o conforto aos ocupantes.
Em retas, a van roda suave e até com relativo silêncio, apesar do motor a diesel. Mas em subidas a situação se complica: o motor sofre para manter a velocidade, mesmo com o veículo vazio.
A GS estará disponível em apenas uma motorização, a diesel, de 2.665 centímetros cúbicos (cc) e 83 cavalos (cv) de potência. O câmbio é manual, de cinco marchas.
A Besta enfrenta como concorrentes diretas no país as coreanas Hi-Topic, da Asia, que custa a partir de US$ 24,9 mil, e a Hyundai H-100 (a partir de US$ 23,4 mil).
Nova fábrica
A Kia anunciou que vai montar em Itu (92 km de São Paulo), além do caminhão leve Bongo (para até 1.550 kg de carga), o jipe Sportage e a van Besta -esses dois últimos, sem data para início de fabricação.
Inicialmente, a fábrica brasileira produzirá 10 mil unidades por ano do Bongo, com 70% da produção voltada ao mercado interno. As demais 3.000 unidades devem ser exportadas para Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

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