São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é 15º entre 28 países em taxa de suicídios

DA REPORTAGEM LOCAL

O único dos três rankings que compõem a taxa de mortalidade por arma de fogo no qual o Brasil aparece bem colocado é o de suicídios. A taxa brasileira, de 0,44/100 mil, é um terço da média e põe o país em 15º lugar entre 28 nações.
Isso significa que, a cada ano, só 44 em cada grupo de 10 milhões de brasileiros se matam com um tiro.
Os EUA aparecem em primeiro no ranking de suicídios com armas de fogo, com 7,23/100 mil. É curioso notar a diferença em relação ao Brasil: a taxa norte-americana de suicídios supera a de assassinatos.
No caso brasileiro, os homicídios são 59 vezes mais numerosos que os suicídios.
Outra evidência das diferenças culturais e sociais entre os povos aparece na relação entre a taxa total de suicídios (todos os meios) e a taxa total de assassinatos (idem).
Em alguns países do leste europeu e da ex-URSS, como Hungria e Estônia, os suicídios superam a mortalidade por assassinato no Brasil, que é a terceira dentre todos os países pesquisados.
No caso desses dois países, a estrutura etária mais envelhecida da população influencia o maior número de suicídios.

Texto Anterior: Lei branda eleva mortes por arma de fogo
Próximo Texto: Governo pode vacinar os menores de 15
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.