São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camarões fecha 'pacote' africano da Copa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS; DA REPORTAGEM LOCAL

Com a vitória de 2 a 1 sobre o Zimbábue, dois gols de Patrick Mboma, a seleção de Camarões conquistou ontem a última vaga do continente africano na Copa da França, no ano que vem.
Os "leões indomáveis", como os camaroneses são chamados, terminaram em primeiro lugar no Grupo 4. Angola, que empatou em 1 a 1 com Togo, ficou em segundo.
Os campeões das outras chaves foram Marrocos (Grupo 5), Tunísia (Grupo 2), Nigéria (Grupo 1) e África do Sul (Grupo 3), todos já garantidos na Copa de 1998.
França, país-sede, e Brasil, último campeão do mundo, já estavam previamente classificados. Restam 25 vagas em disputa, que serão definidas até o final do ano.
Camarões participará de sua quarta Copa do Mundo.
Em 1982, na Espanha, ficou em 17º lugar. Em 90, na Itália, em sua melhor participação, foi eliminado pela Inglaterra nas quartas-de-final, terminando na sétima posição.
No último Mundial, em 94, nos EUA, a seleção camaronesa, formada por muitos veteranos, decepcionou, sendo eliminada na primeira fase e acabando o torneio na antepenúltima posição.
O time foi derrotado pelo Brasil por 3 a 0 e, depois, goleado por 6 a 1 pela Rússia.
O astro camaronês em todas as participações do país foi o atacante Roger Milla. No último Mundial, ele tinha mais de 40 anos.
O time atual foi completamente renovado, mas é considerado inferior às seleções da Nigéria, que conquistou a medalha de ouro na última Olimpíada, em Atlanta (EUA), e da África do Sul, campeã da última Copa da África.
Os sul-africanos garantiram sua primeira participação em uma Copa do Mundo ao vencerem o Congo por 1 a 0, anteontem.
O país parou para comemorar a classificação. A festa reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas nas ruas da capital do país, Johannesburgo. Cerca de 85 mil pessoas estiveram presentes no estádio.
Amistoso
Preocupado com a evolução do futebol africano, o técnico da seleção brasileira, Mario Jorge Lobo Zagallo, pediu para a CBF marcar amistosos contra equipes do continente até a Copa do Mundo.
Em dezembro, o Brasil enfrentará a África do Sul, em Johannesburgo, antes de jogar a Copa das Confederações, na Arábia Saudita.
A Nigéria, que derrotou a seleção brasileira na Olimpíada de Atlanta, havia sido convidada para disputar o amistoso de setembro, em Salvador, Bahia, mas desistiu.
"A África é o continente que tem mais progredido no futebol, mas não acredito que alguma seleção de lá tenha chances reais na Copa da França", disse Zagallo.

Texto Anterior: Em Campinas (SP)
Próximo Texto: Receita Federal multa Romário e agora 'caça' outros jogadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.