São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Itália é a civilização num país

CARLA ARANHA SCHTRUK
NA ITÁLIA

Para essa viagem, os preparativos envolvem uma decisão especial. Em um momento ou outro será preciso escolher: em qual Itália você vai querer estar?
Sim, há pelos menos dois países na península de 301.262 km2, espremida entre o Adriático e o Tirreno. E note que as diferenças entre um e outro não são poucas.
Você pode optar, por exemplo, pelo país onde o serviço em bares e restaurantes pode levar mais de uma hora -sem contar a outra meia hora necessária para a conta finalmente chegar à mesa-, o trânsito muitas vezes é caótico, e a pizza, nem tão boa assim.
Se essa for sua escolha, prepare-se também para se queixar, e muito, do tempo gasto em filas e do atendimento pouco caloroso nas lojas. Mas não se esqueça: há outra Itália, decorada por ninfas de Sandro Botticelli (1445-1510) e esculpida pacientemente ao longo dos séculos por Michelângelo (1475-1564), Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) e tantos outros.
É o país que também está estampado no desconhecido que se oferece para apanhar suas malas na estação de trem, nas cenas públicas de amor, nas noites mágicas de Veneza e na água eterna que brota das fontes romanas.
Nessa Itália, que guarda um terço do patrimônio artístico mundial, você vai descobrir que é uma dádiva ter tempo suficiente em restaurantes e cafés para se deliciar com saladas de frutos do mar, espaguetes à carbonara e tartufos.
E, sabendo que o país concentra nada menos do que 200 cidades de grande interesse artístico, talvez até o ruído incessante de motos e carros, permanentemente misturado ao burburinho das ruas, lhe pareça um pouco mais leve.
Mas, se essa não for a sua opção, ainda assim há uma provável solução. Repita mentalmente a expressão "free shop" todas as vezes em que as férias ameaçarem lhe tirar do sério. E boas compras.

LEIA MAIS sobre a Itália nas págs. 7-2 a 7-12

Próximo Texto: Todos os caminhos levam à eterna Roma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.