São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal critica declarações

El Cronista
de Buenos Aires

DO "EL CRONISTA"

A posição do presidente da Argentina, Carlos Menem, de se opor a uma eventual nomeação do Brasil para o Conselho de Segurança da ONU, foi criticada pelo jornal "El Cronista", especializado em economia.
No editorial "Passado, presente e futuro", o jornal disse que o "Brasil é um candidato natural" ao Conselho de Segurança, devido à sua dimensão, sua economia e sua população.
Para o jornal, Menem "despertou uma rivalidade" argentina em relação ao Brasil a partir de suas declarações, gerando um encontro entre "o passado e o presente" dos países.
O "El Cronista" considerou que a candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança representaria "toda a região" (a América do Sul) e que, por isso, deveria ter o apoio argentino.
Mas ressaltou que se essa representatividade do Brasil não estiver "inequivocamente clara", a Argentina não terá outra opção que não seja exigir uma rotatividade no conselho.
O jornal lembrou ainda que a ONU "não é mais o principal foro internacional" do mundo: "Hoje, a chave é a Organização Mundial do Comércio".

Texto Anterior: Para ACM, governo brasileiro deve pressionar a Argentina
Próximo Texto: Menem recua sobre veto ao Brasil na ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.