São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado persa

THALES DE MENEZES

Gustavo Kuerten acertou um contrato de publicidade com a Renault, para divulgar o Clio. Com a fama, o assédio em cima dele aumenta. E a maioria das pessoas não tem idéia da variedade de produtos que os tenistas podem anunciar.
Já passou o tempo em que os jogadores anunciavam apenas roupas esportivas e raquetes. A partir dos anos 70, com desenvolvimento do esporte, o número de ofertas não pára de crescer. Primeiro, foram relógios, óculos, empresas aéreas e carros. Depois, alimentos, de chocolates ao Gatorade.
Agora, principalmente no mercado asiático, tenista anuncia qualquer coisa, literalmente. A seguir, uma lista de garotos-propaganda e produtos.
Michael Chang. Por motivos bem óbvios, é o tenista mais popular na Ásia. Por isso, anuncia de tudo: roupas, tênis, raquetes, comida para cães e gatos, iogurtes, brinquedos, cuecas, material escolar, óculos, bichos de pelúcia e tacos de golfe (atenção: ele não joga golfe!).
Boris Becker: roupas, tênis, raquetes, carros, relógios, óculos, bronzeador, aparelho de som, pasta de dente e sabonete.
Andre Agassi: roupas, tênis, raquete, máquinas de calcular, computadores, óculos, relógios, bicicletas e até um cassino (que pertence a um tio dele).
Pete Sampras: roupas, tênis, raquetes, leite, jaquetas de couro, barbeadores, xampu, videogames e um clube de golfe (no qual ele joga de graça).
Luke e Martin Jansen, os irmãos tenistas e roqueiros, apostam nos dois campos: anunciam tanto raquetes quanto guitarras. Luke também tem contrato individual com uma fábrica de motos.
Além de roupas e raquetes, a francesa Mary Pierce causou furor em Paris com seus estonteantes anúncios de lingerie.
Por último, o campeão em inovar o gênero: Tim Mayotte, "top ten" dos anos 80, ele fez anúncio de uma funerária.
O negócio é faturar, Kuerten.

Texto Anterior: Em Goiânia (GO)
Próximo Texto: Antenas ligadas; Trauma 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.